Receitas

GASTRONOMIA – FIESTA MEXICANA

Como contei para vocês, resolvi fazer um jantar mexicano no meu aniversário, amo esse tipo de comida e quis variar um pouco, já que fazia fondue todo ano por conta do friozinho que faz nessa época. Tava decidida a contratar um buffet, mas depois de conversar com uma amiga e fazer umas pesquisas, descobri que as receitas são fáceis e eu resolvi aproveitar a animação que eu ando tendo para cozinhar.A vantagem da comida mexicana é que grande parte dela é servida fria e que as próprias pessoas podem montar os seus pratos, o que significa que você não vai precisar ficar a noite toda na cozinha e sim junto com os seus convidados. Separei o jantar em duas partes, os aperitivos (nachos e pastas) foram servidos onde as pessoas estavam sentadas e eu montei uma outra mesa grande onde elas podiam montar o seu próprio burrito ou taco. O resultado foi um sucesso e todo mundo adorou, então, a pedidos, vou aproveitar para dividir as receitas com vocês!

Começando pelos aperitivos, servi três tipos de Doritos (Queijo Nacho, Molho Ranch e Dipas) acompanhados de guacamole, sour cream, pico de gallo ralado e cheddar e nachos com chili. Abaixo vocês conferem as receitas!


Sour Cream
-500ml Creme de leite fresco bem gelado
-Suco de 2 limões

Modo de preparo: Bater o creme de leite bem gelado na batedeira até chegar no ponto de chantilly e então acrescentar o suco dos limões e bater mais um pouco até ele ser encorporado. Cobrir com papel filme e levar a geladeira por 12 horas. Quanto mais tempo você deixar na geladeira mais firme ele vai ficar, então é legal fazer um dia antes que ele fica igual chantilly.

Pico de Gallo Ralado
-4 tomates
-1 cebola pequena
-1 punhado de coentro (a gosto)
-1 pimenta dedo de moça sem sementes
-Suco de limão (a gosto)
-Sal


Normalmente o Pico de Gallo é picado, mas para comer com os doritos prefiro essa versão passada no processador e deixo a versão normal para comer com os tacos e burritos, alem de ser mais fácil de “molhar” o Doritos, fica delicioso combinado com o sour cream!
Modo de preparo: Colocar no processador os tomates, a cebola, o coentro e a pimenta, bater até formar um purê e então temperar com o limão e sal.

Guacamole 
-1 abacate médio bem maduro
– Pico de Gallo ( ver a receita mais para baixo)
– Suco de limão (a gosto)
– Coentro (a gosto)

Modo de preparo: Amassar o abacate em uma travessa (uso o amassador de batatas, mas também pode ser feito com um garfo) até deixar pedaços médios a pequenos. Então misturar a quantidade desejada de Pico de Gallo (aconselho umas 7 colheres de sopa) e temperar com suco de limão e coentro a gosto.

Cheddar
-1 bisnaga de cheddar de 400ml
-100ml de leite
-Tabasco
Modo de preparo: Em uma panela colocar o cheddar e o leite aos poucos até obter uma consistência cremosa, ao tirar o fogo adicionar a pimenta Tabasco a gosto.

Como servir: Colocar os Doritos em uma vasilha grande e acompanha-la com outras menores com os molhos.

Nachos com Chili
-Doritos
-Chili (receita abaixo)
-Cheddar Cremoso
-Queijo Mozzarela ralado
-Pimenta Jalapeño em conserva (vende pronta no mercado)

Em um refratário de vidro que possa ir ao forno colocar os Doritos, cobrir com o chili, cheddar cremoso, queijo ralado e algumas fatias da pimenta. Levar ao forno até que o queijo derreta e então é só servir.

Como principais resolvi fazer três pratos: burritos, tacos e chilli. Todos eles ficaram na mesa principal e podiam ser montados conforme o gosto da pessoas. Normalmente o recheio para o taco e o burrito é igual, vai uma proteína, alface, pico de galo, guacamole, feijões refritos e queijo ralado, o que muda é que a tortilha do burrito é mole como uma panqueca e feita de trigo e a do taco é de milho e frita e moldada no formato de concha. O chilli também pode ser comido de várias maneiras, sozinho ou acompanhado de arroz, com Doritos ou como recheio de tacos e burritos. Bom, agora que eu já dei uma explicação básica pra quem não é muito familiarizado com a culinária mexicana, vamos as receitas!

Chili-500g de feijão vermelho
-1kg de carne moida
-1 cebola grande picada
-1  dentes de alho
-1 lata de tomates pelados
-1 pimentão vermelho cortado em cubos
-1 colher de sobremesa rasa de cominho
-1 colher de sobremesa rada de chili em pó
-Sal a gosto

Modo de preparo: Cozinhar o feijão na panela de pressão por uns 40 minutos. Em outra panela refogar a carne moída até ela ficar douradinha – divido em quatro partes para que não junte água e ela fique mais corada. Separe a carne. Na mesma panela refogue a cebola, o pimentão e o alho e então adicione a carne, os tomates, os temperos e 300ml da água do feijão. Deixe apurar por 1:30 e então junte o feijão coado e deixe cozinhar por mais 1 hora no mínimo. Depois de reduzido não esqueça de provar e ajustar o tempero, então é só servir.

Carne Machaca
Marinada:
-Suco de dois limões
-2 colheres de sopa de molho inglês
-2 dentes de alho picados
-1 colher de sopa de chili em pó
-1 colher de chá de cominho
-1/2 colher de chá de pimenta do reino

Machaca
-1kg de carne de segunda (pode ser músculo, acém, patinho, nesse caso usei peixinho)
-1 pimentão verde picado.
-1 cebola grande picada
-1 lata de tomates pelados
-1 pimenta jalapeño picada (opcional)
-Cominho (a gosto)
-Tabasco (a gosto)
-1 colher de sopa de orégano
-Sal (a gosto)
-Óleo para fritar

Muitos restaurante servem carne moída em seus pratos, nada contra ela, também gosto bastante, mas acho aquela carne desfiada muito mais saborosa, por isso fui em busca da receita e descobri que ela se chama Machaca. Felizmente consegui achar e ela fica uma delícia, o preparo também é bem fácil e pode ser apressado se preparado na panela de pressão.

Modo de preparo: Prepare a marinada da noite anterior, primeiro corte a carne em cubos e então coloque em uma tigela a carne, o suco dos limões, o alho, o cominho, o chili em pó e a pimenta do reino. Cubra com papel filme e leve a geladeira. Depois de 12 horas marinando retire da geladeira. Em uma panela grande comece fritando a carne por partes para não juntar água (assim como a carne do chili), reservar. Então, na mesma panela refogar a cebola, o pimentão e a pimenta jalapeño. Quando a cebola estiver dourada devolver a carne para panela assim como o líquido da marinada. Acrescentar os tomates e os temperos, esperar levantar fervura, abaixar o forno e deixar cozinhando até que a carne esteja desmanchando e sem líquido (aproximadamente umas 2:30 horas). Caso o líquido comece a secar antes da carne ficar macia é só acrescentar um pouco de água. Então, é só deixar esfriar e depois desfiar a carne, ela fica tão macia que desmancha com um garfo, não precisa nem colocar a mão na massa! Depois é só servir quentinha para que os tacos e burritos sejam montados.

Frango
-1kg filés de peito frango
-1 cebola grande picada
-sal
-pimenta
-suco de 1 limões
-óleo para fritar

Modo de preparo: Prepare uma marinada com o suco de limão, sal e pimenta. Levar a geladeira por 2 horas. Começo fritando os filés de frango por partes com a panela bem quente. Separo e corto em fatias finas. Então, refogo a cebola e devolvo o frango para a panela para cozinhar por mais alguns minutinhos.
Preferi fazer o frango bem suave, sem muitos temperos, como opção para quem não gosta muito de cominho e pimenta, mas claro que esses ingredientes podem ser usados, caso você prefira um sabor mais autentico mexicano.

Para montar os tacos e burritos:
– Taco Shells e/ou tortilhas para burritos
– Machaca, chili ou frango
-Pico de gallo
-Guacamole
-Sour Cream
– Pimenta Jalapeño em conserva (vende pronta no mercado)
-Alface cortadinha em tiras
-Queijo Mozzarela ralado grosseiramente
-Feijões Refritos (também vende pronto no mercado)

Como já disse a montagem é bem a gosto, cada um pode montar da sua forma e com as coisas que gosta, mas basicamente os ingredientes são esses a cima.

Obs: Como vocês puderam notar as medidas não são muito exatas, mas a comida mexicana é assim mesmo, ainda mais quando é feita para o paladar brasileiro, nem todos gostam da pimenta ou dos temperos mais fortes como o cominho e o coentro, então é legal colocar a gosto ou até mesmo tirar se for o caso!

Drinks:
Escolhi dois drinks tropicais para servir! Como não gosto e não sabia preparar margaritas, optei por Pina Colada e Mojitos, deixei em jarras e as pessoas iam se servindo no decorrer da noite.

Na sobremesa mantive a temática mexicana e servi mini churros, além do bolo, é claro. Eles são vendidos congelados, no mercado mesmo e vem recheados de doce de leite ou chocolate. É só fritar e cobrir com açúcar e canela, fica uma delícia!!!!

Bom gente, é isso!! Espero que vocês tenham gostado do post e que tentem fazer as receitas!! E é claro que vale lembrar que você não precisa fazer tudo isso que eu fiz né!! Posso garantir que só os Doritos e seus molhinhos já são um aperitivo delicioso para várias ocasiões!!

Ah e desculpem pelas fotos que não estão muito boas, esqueci de tirar direito, algumas são do meu Instagram (@gellly) e outras foram tiradas depois que o pessoal já tinha começado a comer, então ta tudo meio bagunçado, mas acho que da pra visualizar um pouquinho, né?!!

13 Comments
Previous Post
27 de julho de 2012
Next Post
27 de julho de 2012

13 Comments

  • Sandra

    Angélica, meu filho estava de aniversario e pediu que eu fizesse comida mexicana. Embora já tenha feito algumas vezes, sempre é bom dar uma revisada nas receitas. Nunca tinha feito a Machaca, e adorei a tua receita e todos aqui em casa aprovaram. Valeu as dicas…Obrigada

    • gelly

      Olá Sandra!
      Que bom que você gostou! Fico feliz que tenha feito e aprovado!!
      Beijão,
      gelly

  • Eric Marques

    Olá, Angélica!
    Fiz um jantar mexicano para a minha família, apenas com burritos e nachos.
    Para os recheios dos burritos, fiz 1 receita de frango (que já estava acostumado a fazer), e queria fazer a machaca. Foi aí que encontrei sua página, no google. Segui, e deu muito certo! Também segui a receita do cheddar, que é bem tranquila. Fora isso, como de costume, fiz guacamole e sour cream.
    Balanço geral: ficou muito bom! Obrigado!

    • gelly

      Oi Eric!
      Que bom que deu certo!
      Fica uma delícia né, essa receita foi um achado!
      Beijão

    • Eric Marques

      Final de semana passado foi a vez do Chilli, e desta versão do sour cream. Muito bom!
      Como não tive como cozinhar o feijão, comprei aqueles prontos de caixinha (nunca tinha experimentado). Deu certo também!
      E o sour cream, eu conhecia uma receita que ia cream chesse. Então quis variar, e fiz esta que você postou, apenas com limão e creme de leite. Show de bola!
      Beijos!

    • Eric Marques

      Final de semana passado foi a vez do Chilli, e desta versão do sour cream. Muito bom!
      Como não tive como cozinhar o feijão, comprei aqueles prontos de caixinha (nunca tinha experimentado). Deu certo também!
      E o sour cream, eu conhecia uma receita que ia cream chesse. Então quis variar, e fiz esta que você postou, apenas com limão e creme de leite. Show de bola!
      Beijos!

    • gelly

      Oi Eric!
      O sour cream fica uma delicia, né! Eu amo!!
      E bom saber que o chilli fica com o feijão de caixinha! Deve economizar um bom tempo né! Vou fazer qualquer dia!
      Beijão

  • Anônimo

    VIVA O TEMPLO TIAGO MANASFI onde podemos apreciar tais coisas

  • ldsldsl

    Corrupção
    vamos acabar essa corrupção no pais do povo que tem robaleira no pais do brasil
    corrupção do governo da Dilma rousseff
    e do governo do Luiz Inásio lula da silva
    ó povo brasileiro quer a caçação do mandato da
    Dilma rosseff no poder da Dilma ela fechou
    a escola colibri a escola especial com sidrome
    Down e também hospital santa casa de misericrodia

  • GASTRONOMIA - HECHO EN MEXICO - TIPS BY GELLY

    […] mas gostei tanto desse restaurante que não pude deixar de falar dele aqui! Amo comida mexicana, tanto que no meu aniversário fiz várias receitas aqui em casa, mas como não é sempre que eu estou disposta a cozinhar, vivo indo em restaurantes. Sempre […]

  • YUCATAN - RODÍZIO MEXICANO EM SÃO PAULO - TIPS BY GELLY

    […] mexicana que sempre me pego desejando e acabo indo comer ou mesmo fazendo em casa, tipo aqui e aqui. E devido a esse “vicio” achei justo falar do restaurante mexicano que eu mais […]

  • JANTAR MEXICANO - BURRITOS, TACOS, CHILI E MARGARITA - TIPS BY GELLY

    […] con Carne acompanhado de vários dips (sour cream, salsa mexicana, cheddar e guacamole). Receitas aqui e como alternativa ao chili tradicional também tem essa receita aqui, feita na airfryer, bem mais […]

  • #GELLYNACOZINHA - TACOS DE CAMARÃO COM SALSA DE MANGA E CREMA DE COENTRO - TIPS BY GELLY

    […] DE COENTRO -1 xícara de sour cream. Tem a receita aqui  ou você pode usar creme de ricota (nesse caso use mais limão). -1/2 maço de coentro -1/2 […]

Leave a Reply