Cultura França Moda Paris Viagem

VAN CLEEF & ARPELS E FASHIONING FASHION NO MUSEE DES ARTS DECORATIFS DE PARIS

Normalmente o inverno europeu não tem tantas exposições relacionadas a moda quanto o verão, mas dessa vez dei sorte e várias estavam em cartaz, tanto em Londres quanto em Paris. Vou falar delas pra vocês aqui no blog, começando por duas que estão em cartaz no Musee des Arts Décoratifs, um museu anexo ao Louvre dedicado a moda, decoração, publicidade e design.

Primeiramente fomos ver a expo sobre a joalheria de luxo Van Cleef & Arpels, que fica em cartaz até o dia 10 de fevereiro. Lá toda a trajetória da grife, desde 1906 até hoje, é contada através de um acervo maravilhoso de jóias, o mais interessante é ver a evolução das técnicas ao passar dos anos, mas ver que ainda assim o processo continua 100% artesanal até hoje.  A exposição também pontua bem a influencia da joalheria na moda e vice e versa, mostrando criações como a Minaudière – aquela carteira de mão quadradinha – que eu não tinha ideia que foi criada pela grife. Recomendo muito, até para quem não tem interesse nenhum em jóias, até o meu sobrinho de 19 anos pirou nas criações da grife e ficamos a manhã inteira lá analisando atentamente cada detalhe impressionante das peças!

Depois fomos ver a Fashioning Fashion: Deux Siècles de Mode Europeeenne, uma exposição indispensável para quem já estudou história da moda ou tem interesse no assunto. Vinda do LACMA de Los Angeles, ela  retrata dois séculos da moda européia, de 1700 a 1915, mostrando todos os aspectos culturais e sociais que influenciaram as roupas, assim como todos os detalhes dos diferentes tipos de vestimentas de homens e mulheres da época.

Em ambas exposições era proibido tirar foto, melhor que não estrago a surpresa para quem for visita-las, mas quem não for e quiser saber mais sobre elas é só entrar no site do museu, que vocês encontram todas as informações e catálogos completos com as peças expostas, vale a visita!

Les Arts Dècoratifs
107, RUE DE RIVOLI – 75001 PARIS

Entrada: 9,50 euros
No Comments
Previous Post
10 de janeiro de 2013
Next Post
10 de janeiro de 2013

No Comments

Leave a Reply