América do Sul Belo Horizonte Brasil Destinos Final de Semana Guias Minas Gerais Roteiros Viagem

O QUE FAZER EM BELO HORIZONTE – UM ROTEIRO DE 2 DIAS NA CIDADE

No mês passado fui a Belo Horizonte pela primeira vez. O proposito da visita era conhecer Inhotim, um museu de arte a céu aberto localizado em Brumadinho, mas é claro que aproveitamos e pegamos alguns dias a mais pra conhecer a capital mineira!
Ao todo ficamos 5 dias na cidade, mas dois foram dedicados a Inhotim e entre voos e deslocamentos perdemos mais um dia inteiro praticamente, por isso o roteiro é apenas de 2 dias. BH é uma cidade grande, mas não tem tantas atrações turísticas, então achei que foi o suficiente pra ter uma visão geral. Abaixo vocês veem como foi o meu roteiro e eu ainda deixo algumas sugestões de passeios que eu não tive tempo de fazer.

Dia 1
Comece o dia no Mercado Central. Ele é uma das principais atrações turísticas da cidade e não é a toa, alem de ser enorme, você encontra de tudo  para vender ali (de tudo mesmo, tem de farmácia a animais de estimação) e o melhor da culinária mineira. Se perca pelos corredores sem pressa e aproveite para almoçar em um dos restaurantes do local ou fazer um happy hour em um dos famosos botecos.

Depois do mercado siga para a Praça da Liberdade, fica bem pertinho e se você estiver no pique da até pra ir andando. A praça abriga o maior conjunto integrado de cultura do Brasil formado pelo Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Casa Fiat de Cultura, Cefart Liberdade, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular – Cemig, Espaço do Conhecimento UFMG, Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa, Memorial Minas Gerais Vale
MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e o Palácio da Liberdade, sede do governo do estado. Ou seja, tem muita coisa pra fazer por ali!

Caso o seu tempo seja pequeno como o meu, escolha apenas um dos museus para visitar. Recomendo muito o Centro Cultural Banco do Brasil que está com a ótima exposição ComCiência da artista australiana Patricia Piccinini.

Depois, a sugestão é um happy hour ou jantar no Café com Letras, restaurante super charmoso que fica dentro do próprio Centro Cultural Banco do Brasil ou um jantar em alguns dos charmosos restaurantes das regiões de Savassi ou Lourdes.

Dia 2
Comece o dia cedo e siga para a Lagoa da Pampulha, a região é o principal cartão postal de Belo Horizonte graças ao conjunto arquitetônico criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que inclui a famosa Igreja de São Francisco de Assis, um antigo cassino onde hoje funciona o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube.
Para os fãs de futebol, é na Pampulha que está localizado os estádios Mineirão e Mineirinho, assistir a algum jogo do campeonato mineiro também pode ser um programa bem legal na cidade.

A área é bem gostosa para uma caminhada e aos fins de semana lota de pessoas se exercitando à beira da lagoa ou praticando algum esporte nas quadras ao lado.

Depois da manhã na Pampulha é hora de degustar o melhor da comida mineira! A minha dica é o consagrado restaurante Xapuri. O local é imenso, cheio de grandes mesas de madeira perfeitas para acomodar numerosas famílias, da cozinha saem os clássicos da culinária mineira como a costelinha suína frita com feijão tropeiro, o frango com quiabo, o torresmo de barriga e o pastel de angu.

E não esqueça de reservar um espaço para os doces, o buffet de sobremesa é por quilo e tem doce de leite, cocada mole, ambrosia e por aí vai! Uma verdadeira tentação.

Se o almoço não te matar e você conseguir não voltar para o hotel para dar um cochilada, a minha sugestão é um passeio pelo bairro das Mangabeiras.

Se você estiver disposto, uma boa ideia é uma caminhada pelo parque das Mangabeiras, o maior de Belo Horizonte, senão, pule o parque e vá direto para o Mirante das Mangabeiras, onde é possível ter uma vista completa da cidade.

Para o jantar tenho duas sugestões, se você preferir algo mais leve vá até A Pão de Queijaria e coma um dos melhores pães de queijo da sua vida ou se você preferir algo mais especial para encerrar sua estadia na cidade, vá ao premiado Trindade e se encante como melhor da culinária brasileira contemporânea.

No Comments
Previous Post
21 de novembro de 2016
Next Post
21 de novembro de 2016

No Comments

Leave a Reply