Day Trip Europa Itália Roma Tivoli Viagem

VILLA D’ESTE, A VERSAILLES ITALIANA NOS ARREDORES DE ROMA

Roma é uma cidade que tem muitas atrações para serem vistas, mas, se sobrar um tempinho ou se você já conhecer bem a cidade, vale a pena separar meio dia para fazer um passeio até a pequena cidade de Tivoli.

Tivoli fica localizada a aproximadamente 30kms de Roma, ela é famosa por suas Villas que se tornaram Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Já visitei a Vila Adriana e a Vila D’Este, mas hoje vou falar da segunda, a minha preferida.

A Villa D’Este foi encomendada pelo cardeal Ippolito d’Este e projetada por Pirro Ligorio por volta de 1550, ela é formada por um palácio e um enorme jardim repleto de fonte, que pode ser considerada a resposta italiana, em menor escala, aos jardins do palácio de Versailles na França.

O passeio começa pelo palácio, cujo o interior é  repleto de pinturas e afrescos pintados por artistas do maneirismo italiano, mas a atração principal mesmo é o jardim e suas fontes, construídos numa área de declive do terreno para aproveitar as águas do rio Aniene.

São dezenas de fontes, das menores as mais grandiosas e impressionantes e vale a pena ficar horas ali admirando tudo, o passeio é super agradável e o barulhinho da água deixa mais gostoso ainda. Sem falar que durante o auge do verão o jardim é um verdadeiro oásis de tão fresquinho.

Entre as fontes a mais famosa é a Fonte do Orgão, cujo o instrumento localizado em seu interior é ativado pela força da água e tocado de hora em hora, uma verdadeira maravilha da engenharia da época.

O passeio pode ser feito facilmente em uma manhã ou tarde, no dia da última visita aproveitei o longo dia de verão e fiz um bate volta duplo saindo de Roma, pela manhã fui até Pompeia e de tarde visitei Tivoli.
O acesso de Roma é fácil e pode ser feito de carro, trem ou ônibus, já usei as duas últimas e achei o ônibus mais prático e rápido, pois ele te deixa praticamente na porta da Villa D’Este, já o trem para longe e é necessário pegar mais um ônibus depois. Seguem as instruções:

De ônibus: Pegue a linha B (azul) do metro sentido Rebibbia, desça na estação Monte Mammolo e pegue o ônibus da companhia Cotral em direção a Tivoli que sai de 15 em 15 minutos. O bilhete está a venda na própria estação e custa dois euros, recomendo já comprar a volta também. A viagem leva cerca de uma hora e é só pedir para o motorista que ele te avisa a parada da Villa D’Este.

Fotos: Dado Goes 

Piazza Trento, 5 

00019 Tivoli (Roma)
Itália
No Comments
Previous Post
31 de março de 2014
Next Post
31 de março de 2014

No Comments

Leave a Reply