Gramado Hotéis Rio Grande do Sul Serra Gaúcha Viagem

HOTEL SAINT ANDREWS, MUITO LUXO E SOFISTICAÇÃO EM GRAMADO

Logo que fechei a minha viagem para Gramado pensei que precisava conhecer o Hotel Saint Andrews, o primeiro e único hotel brasileiro a ter 6 estrelas e ser considerado um Exclusive House. Afinal, o que de tão especial ele tem para receber esses títulos? Precisava descobrir e é claro, contar para vocês!

Fundado em 2010, em um prédio inspirado nos castelos da região de Saint Andrews, na Escócia, localizado a poucos minutos do centro de Gramado, o Saint Andrews foi criado para oferecer o máximo do luxo, requinte e exclusividade para os seus hóspedes. Lá tudo é pensado para oferecer a melhor experiência possível, realizando todos os desejos de quem se hospeda ali, vocês vão ver!

Exclusivíssimo, comporta apenas 22 hospedes nas suas 11 suítes, todas idealizadas para casais, é tão intimista que se bobear – ou desejar – você não cruzará com ninguém durante a sua estadia, basta solicitar a equipe do hotel que todas as áreas, inclusive a piscina, podem ser reservadas para um momento a dois. O cuidado da equipe começa no momento em que você coloca os pés em Porto Alegre com um chofer te aguardando para realizar o transfer entre o Aeroporto Salgado Filho e Gramado – já incluído na valor da estadia.

Ao chegar, é impossível não se impressionar com o visual, localizado dentro de um condomínio fechado, basta cruzar os portões para ficar boquiaberto com os jardins, o lago e o belo prédio, emoldurados pelo Vale do Quilombo ao fundo, automaticamente somos transportados para a Europa, não tem jeito!

Fui recebida pelo querido Sr. Umberto Beltramea, gerente geral do S.A. que tem anos de experiência em hotelaria de luxo, foi ele quem me guiou na minha visita e apresentou cada cantinho do hotel. Logo percebemos o conceito de Exclusive House ao entrar no S.A., lá, nada lembra um hotel e sim uma luxuosa casa, a decoração, criada pelo designer de interiores Luiz Mori Neto, é lindíssima e mistura o clássico com o moderno de forma primorosa. É extremamente luxuosa e requintada, ainda assim é aconchegante e nos faz nos sentir em casa. Os hospedes são recebidos pelo concierge no lobby, onde ele realiza o checkin e se informa de suas preferencias para tornar a estadia ainda mais memorável.

De lá fui conhecer as áreas comuns do hotel, começando pelo belíssimo living com pé direito de 8 metros e vista para o maravilhoso Vale do Quilombo. Ali também fica localizado o bar da onde saem drinks como o conhaque Louis XVIII.

No mezanino fica localizada uma completa biblioteca e um cantinho mais que especial com vista para o vale, o Sr. Umberto conta que adora surpreender os hospedes e servir o café da manhã ali, imaginem que delícia!

As outras áreas comuns são a piscina climatizada, o SPA com saunas seca e a vapor, a sala de ginástica, o restaurante Primrose – do qual eu falarei num próximo post – e a aconchegante sala de jantar Madrepérola, que acomoda até seis pessoas em uma mesa retangular, estilo chippendale, e conta com uma bela vista para o vale e lustre de cristal tcheco Maria Tereza com 14 braços, pintado em ouro, tornando a o cenário ideal para um jantar à luz de velas.

Restaurante Primrose.

Sala Madrepérola.

Outro cômodo bem legal é a Adega Gourmet e Bar, com uma grande mesa retangular com oito lugares e uma estação gourmet, a adega permite degustações e refeições harmonizadas, além de vitrine para frios e espaço climatizado com vários tipos de bebida. É ali que ocorrem eventos e jantares harmonizados realizados em parceria com marcas como Moët & Chandon e Veuve Clicquot, são servidos o almoço ou o jantar para os hóspedes e os amantes da gastronomia têm a possibilidade de assumir a cozinha e ser o chef do dia. Na completa adega climatizada também estão disponíveis mais de 230 rótulos, entre eles preciosidades como o Chateau Mouton Rothschild, o Charmes Chambetain Grand Cru e o Brunello Di Montalcino. Aliás, vale registrar que o Saint Andrews é o único hotel em Gramado a ter o cuidado de ter um sommelier e um chef trabalhando lá constantemente.

Nos andares superiores estão localizadas as suites, são apenas 11, todas com decoração e cor diferentes relacionadas ao seu nome. Assim como o hotel, foram pensadas especialmente para casais e só comportam duas pessoas, a suíte Topázio é a única com cama reversível que pode ser adaptada em duas camas de solteiro.

No primeiro andar esta localizada Diamante, a maior e mais luxuosa suíte do Saint Andrews, toda em tons suaves, conta com 9 ambientes, o hall – onde fica um mordomo e que atende aos demais apartamentos do pavimento -, sala de estar, duas sacadas (uma com vista para o jardim e lago, outra para o Vale do Quilombo), closets feminino e masculino, dois banheiros em mármore italiano na cor marfim – com chuveiro e banheira com hidromassagem -, home theater da marca B&W, equipados com Mini Mac ligado a uma TV de LED, enquadrada em uma moldura clássica em dourado, capaz de baixar filmes e músicas. Quatro lustres de cristal tcheco Maria Tereza dão vida e requinte ao espaço, cujo mobiliário, papel de parede e tapete têm desenhos importados e exclusivos. No quarto, um painel de espelho fica atrás da cama, que dispõe ainda de dois lustres tipo abajur. A sala de estar recebe um sofá com manta de vison sintético, TV LED em uma prateleira e objetos finos de decoração. Um luxo só, não?

As outras suítes são menores, mas não ficam atrás no que diz respeito a luxo e conforto, a Jade, nas cores prata e verde-água, tem uma ampla sacada com vista para o Vale do Quilombo. Os tecidos da cabeceira da cama e das cortinas são em seda, nas mesmas tonalidades do ambiente. O banheiro é todo em mármore bruto travertino, com arandelas de cristal e espelho com moldura clássica prateada. Toda em branco, prata e rosa, a suíte Pérola tem como diferencial o estilo bem feminino e o banheiro com uma parede envidraçada voltada para o vale. Já a suíte Esmeralda difere das outras duas pelas cores utilizadas na decoração – o verde limão, branco e dourado. Nas cores pink e marrom, a suíte Granada disponibiliza ainda uma mesa em madeira com duas cadeiras para o hóspede desfrutar o café da manhã em seu quarto, se desejar.

Suíte Jade.

Suíte Pérola

Suíte Esmeralda

Suíte Granada.

No segundo andar ficam mais quatro suítes, a Topázio, em amarelo, dourado e pink, que pode ser adaptada com duas camas de solteiro e tem linda vista para o vale, a Rubi, que tem como diferencial as cores vinho e lilás, a Turquesa, decorada nas cores verde e dourado e a Onix, uma das preferidas dos hospedes, segundo o Sr. Umberto, decorada nas cores preto e prata, possui dois lustres em cristal tcheco Maria Tereza – um em cima da cama e outro em cima da mesa clássica de madeira para duas pessoas, em frente à bay window, de onde é possível contemplar os jardins e o lago. Neste quarto, a cama remete à época medieval, pois é feita em ferro com um dossel. Há também uma minissala de estar com sofá e puffs, home theather B&W, TV LED e mini Macintosh com teclado e mouse sem fio. O mármore branco predomina no banheiro, que possui banheira de imersão, na qual o hóspede poderá fazer terapias corporais.

Suíte Topázio.
Suíte Rubi

Suíte Onix.

Suíte Turquesa.

No terceiro andar estão localizadas duas suítes semelhantes, porém com toques personalizados, ambas possuem três ambientes – sala de estar, closet e quarto, além do banheiro. Na Âmbar prevalecem tons em marrom e marfim e o papel de parede em veludo, já na Cristal o marfim predomina e a parede ganha suavidade com o papel de parede em seda. Elas têm ainda uma escrivaninha, mesa para o café da manhã, duas sacadas, duas TVs LED, sistema home theather B&W e mini Macintosh. Os desenhos da decoração de ambas suítes são em arabescos, enquanto as portas têm estilo gótico.

 Todas as suítes contam ainda com decoração com flores naturais, frigobar com produtos premium incluídos no valor da diária, amenities L’Occitane ou Bvlgari, dependendo da suíte, closet com armários , gavetas e cofres, banheiro com torneiras e puxadores em prata ou dourado, conforme a decoração, lustres em cristal Maria Tereza, namoradeira, TV LED com moldura clássica e escrivaninha.

Agora, o que diferencia o Saint Andrews de outros hotéis luxuosos? Sem dúvidas é o serviço, desde o momento que entramos, até a hora de ir embora, toda a equipe está disponível para fazer da sua hospedagem a melhor possível. O Sr. Umberto conta que esta sempre pensando em maneiras de entreter e surpreender os casais, seja com pequenos mimos, refeições especiais ou pequenos eventos, tudo bem intimista e personalizado. Fora isso, basta pedir e tudo que estiver ao alcance do staff será realizado e se não for possível, com certeza, eles irão oferecer uma alternativa satisfatória.

As ervas e verduras usadas no restaurante do hotel saem da hora localizada no jardim.

Muitas dessas surpresas são realizadas na linda área externa com paisagismo assinado por Marcelo Novaes, ali, estão vários cantinhos especiais, como o gazebo, o deck sobre o lago, onde as vezes é servido o café da manhã, um espaço com forno a lenha e vista para o lago onde pode ser servido um rodízio de pizzas e um espaço com fogueira, onde são organizadas noites de tradições gaúchas com direito a comidas e danças típicas. Em breve também será inaugurado um espaço dedicado aos amantes dos charutos.

As refeições podem ser servidas em diferentes áreas do jardim e do hotel.

Sala de Pizza.

O gazebo onde costumam ser realizados os casamentos.

Noite de tradições gaúchas.

O Cigar Lounge que será inaugurado em breve.

O café da manhã é servido em um jardim de inverno com apenas 4 mesas localizado ao lado do restaurante Primrose, mantendo o requinte e sofisticação, não tem um buffet e sim um cardápio a la carte que vária todos os dias e trás opções como brioches, waffles, panquecas, ovos benedict e muito mais.

O Saint Andrews também realiza eventos, principalmente casamentos, como toda a proposta do hotel realizam apenas recepções mais intimistas para no máximo 22 pessoas hospedadas ou para aproximadamente 70 não hospedadas. Por enquanto as festas são realizadas na área externa, mas em breve será construído um novo prédio no mesmo estilo do hotel dedicado aos eventos.

Como esse post já esta enorme, vou deixar para contar sobre a minha experiência no restaurante Primrose em um próximo post, mas espero ter conseguido passar pelo menos um pouquinho do que foi a minha experiência no Saint Andrews para vocês! Recomendo muito o hotel e fico orgulhosa em saber que temos empreendimentos nesse nível aqui no Brasil, muitas vezes vamos para fora em busca de luxo e me surpreendi ao descobrir que temos algo assim tão pertinho, a apenas 1:30hr de avião de São Paulo. Realmente é algo fora dos padrões nacionais, um requinte que não é visto na grande maioria dos hotéis 5 estrelas – ta aí o motivo da sexta estrela – o carinho e atenção com os hospedes são excepcionais e o Sr. Umberto e equipe estão de parabéns pelo cuidado.
Então, se você estiver buscando alguns dias de tranquilidade com muitos mimos, não tenha dúvidas, reserve já o Saint Andrews!

Fotos: Saint Andrews e Blog da Gelly

Hotel Saint Andrews
Endereço: Rua das Flores, 171 – Vale do Bosque – Gramado, RS
Telefone: 54 3295-7700
Telefone para reservas: 0800 644 8088
Email para reservas: [email protected]

1 Comment
Previous Post
22 de fevereiro de 2015
Next Post
22 de fevereiro de 2015

1 Comment

  • MVA COMUNIC

    showwwwwwwwwwwwwwwwwww

Leave a Reply