Peixes e Frutos do Mar Prato Principal Receitas

#GELLYNACOZINHA – SHRIMP AND GRITS

Quando vim morar aqui em San Diego fiz uma enquete no Instagram (@tipsbygelly) e vocês pediram pra eu fazer pratos americanos, fiquei devendo, mas finalmente aqui vai um, uma receita de shrimp and grits.

Esse prato é típico do sul dos Estados Unidos e normalmente é servido no café da manhã, mas por ser meio pesado pros nosso padrões brasileiros eu fiz para o almoço mesmo. É uma receita muito comum e tradicional, por isso existem inúmeras formas de prepara-lá, é aquele tipo de prato que cada família faz de um jeito, dando o seu toque especial com diferentes ingredientes e depois de muito pesquisar optei por fazer ela de uma maneira mais simples usando apenas camarão, bacon, alho e cebolinha.

O grits nada mais é que uma farinha de milho muito parecida com a polenta italiana, também existe o amarelo e o branco e versões de preparo instântaneo, mas eu acabei usando o amarelo tradicional, pois foi o que eu encontrei aqui em San Diego. Aqui não foi fácil de encontrar, então imagino que no Brasil seja quase impossível, mas não tem problema, você pode usar a polenta e terá um resultado muitíssimo parecido.

Dei o meu toque pessoa a receita adicionando um pouco de vinho pra formar o molho dos camarões (não resisti), mas vale deixar registrado que ele não é utilizado na receita original.

RECEITA SHRIMP AND GRITS

INGREDIENTES PARA 2 PESSOAS

PARA O GRITS

  • 1 xícara de grits ou polenta
  • 2 xícaras de caldo de galinha ou vegetais ou água
  • 3 xícaras de leite
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 xícara de queijo cheddar ou outro de sua preferência ralado 
  • 1 colher de sopa de manteiga

PARA OS CAMARÕES

  • 400g de camarão descascados e limpos
  • 100g de bacon
  • 50ml de vinho branco
  • 200ml de caldo de galinha
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de cebolinha picada

 

MODO DE PREPARO

Leve 2 xícaras de leite e 2 de caldo ou água ao fogo em uma panela grande. Quando levantar fervura acrescente o sal e o grits e reduza o fogo para o mínimo possível. Misture bem e deixe cozinhar entre 30 e 40 minutos, mexendo com uma certa frequência para que não grude na panela e nem empelote. O tempo varia bastante dependendo do grits e até do seu fogão, como o meu fogo baixo ainda é alto demorou por volta de 40 minutos e eu tive que acrescentar bastante leite extra para não engrossar demais. Vá provando a partir dos 20 minutos, se já estiver muito grosso, vá acrescentando a terceira xícara de leite aos poucos até obter a textura de uma polenta mole, sem grãos duros na massa. Quando chegar nesse ponto desligue o fogo, acrescente a manteiga e o queijo e misture bem. 

Corte o bacon em pequenos cubos ou tiras. Acrescente o bacon a uma frigideira em fogo médio, sem óleo nenhum e frite até que ele fique crocante. Retire o bacon da frigideira com uma escumadeira e reserve. Descarte  metade do óleo e retorne ao fogo. Tempere os camarões com sal e pimenta e acrescente na mesma frigideira onde o bacon foi frito, deixe 2 minutos de cada lado, retire do fogo e reserve.

Mantenha a frigideira no fogo e coloque então o alho e a cebolinha, deixe refogar por alguns minutos e acrescente o vinho, deixe evaporar o álcool e enquanto isso vá esfregando o fundo frigideira para que vá formando um molho. Acrescente o caldo de frango e volte os camarões e 2/3 do bacon para a frigideira. Deixe e cozinhe por mais 3 minutos. Se desejar um molho um pouco mais grosso acrescente uma colher de sobremesa de amido de milho diluído em um pouquinho de água e mexa até que o molho esteja com a consistência desejada.

Em um bowl sirva o grits e cubra com os camarões e o seu molho. Finalize o bacon restante e cebolinha picada.

No Comments

Meu nome é Angélica, mas podem me chamar de Gelly, sou paulistana e atualmente estou morando em San Diego na Califórnia. Aqui no blog vocês encontram uma extensão do conteúdo no @tipsbygelly ou seja, sugestões de restaurantes, receitas e muitas dicas de viagem, principalmente pelos Estados Unidos!

Previous Post
31 de outubro de 2018
Next Post
31 de outubro de 2018

No Comments

Leave a Reply