Massas e risotos Peixes e Frutos do Mar Prato Principal Receitas

RECEITA DA SEMANA – RISOTO DE POLVO

Gosta de polvo, mas tem medo de fazer em casa e ele ficar borrachudo? Essa receita de polvo é infalível, sempre que fiz deu certo e o meu polvo ficou super macio!!

Muita gente tem medo dos frutos do mar na cozinha, principalmente do polvo e da lula que podem se transformar em verdadeiras borrachas, mas na realidade é só ficar atento ao preparo e usar algumas técnicas, como a que eu vou ensinar hoje para o polvo, a dos 4 ou 45 minutos! Como o nome já diz, é bem simples, ou você cozinha o polvo por no máximo 4 minutos ou por mais de 45! É muito fácil e não tem erro, respeitando esses limites de tempo podem ter certeza que ele vai ficar super macio! Mas agora, vamos a receita , né?

Tinha um polvo no meu freezer e eu não sabia ao certo o que ia fazer, apenas que seria algo com ele, então pensei em cozinha-lo para depois grelha-lo  e enquanto isso tive a ideia de fazer um risoto, afinal era um polvo inteiro. Olhem só como eu preparei!

Risoto de Polvo (serve 4 pessoas)

Ingredientes:
1 polvo pequeno
1 lata de tomate pelado
1 cebola inteira sem casca
4 folhas de louro
10 grãos de pimenta do reino
Sal
1 xícara de arroz arbóreo
Caldo do polvo (receita abaixo)
Manjericão
1 colher de sopa de manteiga

Polvo
Em uma panela grande, adicione água suficiente para cobrir o polvo, a cebola inteira, as folhas de louro, os grãos de pimenta e uma pitada de sal. Deixe a água ferver e mergulhe o polvo, com o auxilio de um garfo, 3 vezes por 5 segundos em intervalos de 15 segundos. Após esse processo, cozinhe o polvo por aproximadamente 45 minutos até ficar macio. Confira com o garfo se a carne já esta macia. Retire da panela e reserve o caldo.
Divida o polvo em dois, em uma metade separe os tentáculos e corte a outra em pequenos pedaços.

Risoto
Refogue a cebola picada na manteiga e acrescente o arroz, deixe dourar um pouquinho e então acrescente os tomates da lata sem o líquido, sal e pimenta. Comece a acrescentar o caldo do polvo aos poucos, uma concha por vez e vá mexendo até que o arroz o encorpore. Quando o arroz ficar macio, vai demorar de 20 a 30 minutos, dependendo da qualidade do arroz, acrescente o polvo e as folhas de manjericão, corrija o tempero e deixe descansar enquanto grelha o polvo.
Coloque um fio de azeite em uma frigideira ou grelha e deixe esquentar bastante, então, coloque os tentáculos do polvo e deixe dourar dos dois lados.
Então, é só montar o prato com o risoto por baixo e os tentáculos sobre ele.

 

 

No Comments
Previous Post
4 de janeiro de 2019
Next Post
4 de janeiro de 2019

No Comments

Leave a Reply