Cultura Moda Sem categoria

Alexander McQueen: Savage Beauty

O baile do MET nada mais é que a comemoração da inauguração da exposição anual que acontece no Costume Institute, esse ano o museu recebe uma grande homenagem ao estilista Alexander McQueen, que faleceu ano passado. A mostra “Alexander McQueen: Savage Beauty”, relembra, com as peças criadas pelo estilista, toda a trajetória dos seus 19 anos de carreira. São cerca de 100 looks e 10 acessórios, desde sua coleção de graduação pela faculdade londrina Central Saint Martins College of Art and Design, em 1992 até o desfile de fevereiro de 2010, após a sua morte. A exposição fica em cartaz até o dia 31 de julho, agora, se você infelizmente não está de viagem marcada para NY, pode ver um pouquinho dela por aqui.
A exposição é dividida em seis ambientes, a primeira foi denominada “A mente romântica” e mostra as primeiras coleções de Alexander McQueen, incluindo a Jack the Ripper Stalks His Victims (1992), sua coleção de graduação pela faculdade londrina Saint Martins, e a Taxi Driver (outono/inverno 1993/94), sua primeira após a formatura.

O segundo ambiente se chama “Gótico romântico e gabinete de curiosidades” e mostra as inspirações históricas muito presentes no DNA de McQueen, principalmente o estilo Gótico Vitoriano, como nas coleções Dante (outono/inverno 1996?97), Supercalifragilisticexpialidocious (outono/inverno 2002?3), e sua coleção póstuma chamada de Angels and Demons (outono/inverno 2010/11).

“Nacionalismo romântico” é o terceiro ambiente, onde as coleções Highland Rape (outono/inverno 1995/96) e Widows of Culloden (outono/inverno 2006/07) mostram um pouco da nacionalidade escocesa do estilista. É em Highland Rape que seu primeiro xadrez exclusivo foi apresentao pela primeira vez.

O quarto ambiente se chama “Exotismo romântico”, que mostra as coleções de Alexander McQueen inspiradas por outros países, povos e culturas como Índia, Japão, China, África e Turquia, em It’s Only a Game (primavera/verão 2005) e Voss (primavera/verão 2001).

“Primitivismo romântico” é o quinto ambiente da exposição, onde mostra os trabalhos do estilista voltados ao primitivismo, ao orgânico e ao natural. Tendo como foco sua primeira coleção apresentada em passarela, a Nihilism (primavera/verão 1994), mas mostrando também a Eshu (outono/inverno 2000/01), a It’s a Jungle Out There (outono/inverno 1997/98) e a Irere (primavera/verão 2003).

O último ambiente é chamado de “Naturalismo romântico” e conta sobre a maior influência da carreira de Alexander McQueen, o natural. As coleções mostradas são Plato’s Atlantis (primavera/verão 2010) e a Widows of Culloden (outono/inverno 2006/07).
Algumas das peças expostas:
 Vestido feito com penas de avestruz pretas e vermelhas e lâminas de vidro de laboratório pintadas de vermelho, da coleção Voss (primavera/verão 2001).

Vestido feito com conchas descascadas e envernizadas, da coleção Voss (primavera/verão 2001).

Casaco de cetim de seda rosa com estampa de espinhos e cabelo humano encapsulado, da coleção Jack the Ripper Stalks His Victims, seu trabalho de graduação, de 1992.

Vestido de lã e seda com padronagem de água-viva, da coleção Plato’s Atlantis (primavera/verão 2010) .

Jaqueta de seda e sarja de algodão com estampa de quadro pintor Hieronymus Bosch, da coleção It’s a Jungle Out There (outono/inverno 1997/98).

Casaco de feltro de lã bordado com fios de ouro, da coleção Dante (outono/inverno 1996/97).

 Vestido com penas pretas de pato, da coleção The Horn of Plenty (outono/inverno 2009/10). 

 Vestido de couro preto, colar de penas de faisão vermelho e crânios de abutre resinados, da coleção Eclect Dissect (outono/inverno 1997/98), criada para a Givenchy. 

Corset lilás de seda com aplicações de renda de seda e bordado com pedraria preta, da coleção Dante (outono/inverno 1996/97). 

Casaco com tecido de paraquedas preto, calça de tecido sintético e chapéu de cetim de seda preto, da coleção Supercalifragilisticexpialidocious (outono/inverno 2002/03).

Vestido e luvas de seda estampada e saia de penas de pato pintadas de dourado, da coleção de outono/inverno 2010/11. 

 Corset “Espinha”, feito de alumínio e couro preto, da coleção de primavera/verão 1998.

 Corset “Enrolado”, feito de alumínio, da coleção The Overlook (outono/inverno 1999/2000).

Vestido de couro lilás e crina de cavalo, da coleção It’s Only a Game (primavera/verão 2005).

Corset de couro marrom, saia de renda e pernas esculpidas em madeira de olmo, da coleção No. 13 (primavera/verão 1999). 

Detalhe da perna de madeira de olmo, da coleção No. 13 (primavera/verão 1999).

Vestido de musseline de algodão branco pintado em amarelo e preto e saia de baixo em tule branco, da coleção No. 13 (primavera/verão 1999.

Vestido de lã, com xadrez exclusivo do estilista, mangas de seda nude com aplicações de renda preta e saia de baixo de tule, da coleção Widows of Culloden (outono/inverno 2006/07).

Vestido de lã, com o xadrez exclusivo do estilista, com aplicações de rende de algodão preta, saia de baixo de tule e jabot falso de algodão com bordado inglês, da coleção Widows of Culloden (outono/inverno 2006/07).

 Jaqueta de veludo de seda vermelho, bordado com fios de ouro e lã de carneiro e vestido de tule marfim, da coleção The Girl Who Lived in the Tree (outono/inverno 2008/09).

 Manto de cetim de seda vermelho e vestido de chiffon de seda bordado com cristais, da coleção The Girl Who Lived in the Tree (outono/inverno 2008/09).

Vestido de renda sintética e de algodão em verde e bronze, da coleção Highland Rape (outono/inverno 1995/96).

Jaqueta, calça e chapéu de lã cinza e rosa bordados com fios de seda e chapéu ornado com amaranto, da coleção Voss (primavera/verão 2001). 

Vestido de cima feito com painéis japoneses do século 19, vestido de baixo feito com conchas de ostras e colar feito de prata com pérolas do Tahiti, da coleção Voss.

 Detalhe da parte do vestido com conchas de ostras, da coleção Voss (primavera/verão 2001). 

 Vestido e faixa em brocado lilás e prateado, jaqueta de seda lilás bordada com fios de seda e mangas de malha sintética nude bordada com fios de seda, da coleção It’s Only a Game (primavera-verão 2005).

Macacão e faixa de cetim de seda e chiffon bordado com fios de seda, ombreira e capacete feitos de fibra de vidro pintados com tinta acrílica, da coleção It’s Only a Game (primavera/verão 2005). 

Vestido de malha sintética nude, com aplicações de formas de crisântemos, bordado com fios de seda em vermelho, dourado e preto e barra feita com penas pretas de avestruz, da coleção Voss (primavera/verão 2001).

Casaco de cabelo preto sintético, da coleção Eshu (outono/inverno 2000/01). 

 Vestido com top bordado com miçangas de vidro amarelas e saia de crina de cavalo marrom, da coleção Eshu (outono/inverno 2000/01).

Vestido de couro marrom e estrutura de ferro, da coleção Eshu (outono/inverno 2000/01).

 Macacão de couro marrom e jeans desbotado e ombros com cabeças de crocodilos, da coleção It’s a Jungle Out There (outono/inverno 1997/98).

 Jaqueta de pele de pônei e chifres nos ombros e calça de jeans desbotado, da coleção It’s a Jungle Out There, (outono/inverno 1997/98).

Vestido de organza, georgette e chiffon marfim, da coleção Irere (primavera/verão 2003).

 Vestido todo feito com penas de faisão, da coleção Widows of Culloden (outono/inverno 2006/07). 

Vestido de cetim de seda e organza aplicados com renda em degradê e bordado de miçangas transparentes, da coleção Sarabande (primavera/verão 2007). 

 Vestido de tule de seda e renda com galhos resinados, da coleção Widows of Culloden (outono/inverno 2006/07).

Vestido de organza nude, bordado com flores de seda e naturais, da coleção Sarabande (primavera/verão 2007.

Vestido de jacquard de seda com estampa de cobra bordado com paetê esmaltado em amarelo formando um formato de favo de mel, da coleção Plato’s Atlantis (primavera/verão 2010).

 Vestido, legging e botas bordados com paetê esmaltado iridescente, da coleção Plato’s Atlantis (primavera/verão 2010).

Imperdível né!?

2 Comments
Previous Post
4 de maio de 2011
Next Post
4 de maio de 2011

2 Comments

  • Gabriela Brazão

    O sapato da Gaga é dele? Não sabia disso!!

  • Gelly

    Sim, ela usava muitas coisas dele!! Tem um outro vestido branco nas fotos que ela usou tbm, um que tem uma renda que cobre o rosto!!

Leave a Reply