Brasil Restaurantes

GASTRONOMIA – RESTAURANTE TIAN

Amo comida tailandesa, mas aparentemente essa não é uma gastronomia que agrada muito aqui em São Paulo, já que existem pouquíssimos restaurantes e a maioria que abre, fecha pouco tempo depois, por isso que fiquei animada quando a minha mãe me falou que havia o aberto um restaurante asiático, que tinha pratos tailandeses aqui perto de casa, então, na primeira oportunidade fomos provar. O Tian serve  fica na Jerônimo da Veiga, no Itaim, na mesma casa onde ficada o Picci, o local passou por uma pequena reforma e ganhou características mais orientais, mas manteve o clima contemporâneo e aconchegante. Fui com a minha família numa sexta sem fazer reserva e por sorte chegamos cedo e conseguimos uma mesa, pois 5 minutos depois a casa ficou lotada e eles nem estavam aceitando espera, já que as reservas estavam completas, sucesso absoluto né?!

Segundo o site, os pratos do Tian são uma reinterpretação da culinária tradicional da Ásia com técnicas modernas de cozimento. Baseados nas receitas dos países da Tailândia, Japão, China, Filipinas, Vietnã e Coreia. A proposta lá é o “Share the Moment” ou seja, eles estimulam que sejam pedidos vários pratos para que eles sejam compartilhados por todas as pessoas da mesa, para que assim todos possam dividir a experiencia, para isso os pratos são servidas em pequenas porções com preços mais reduzidos que variam de 20 e poucos reais até R$40 em média Vocês podem conferir o cardápio completo aqui). Fomos em 5 pessoas e foi um número perfeito, conseguimos provar quase todo o cardápio, que é enxuto, mas com opções bem variadas.

Já vou adiantar que há muito tempo um restaurante não me agradava tanto, todos os pratos que nós provamos estavam uma delicia, com tempero perfeito (talvez com um pouco menos de pimenta para o meu gosto, mas que agrada em cheio a maioria das pessoas), o ambiente é super gostoso e aconchegante, sem falar que eu adoro essa proposta de dividir os pratos e degustar várias coisas, acho que torna a refeição em uma experiencia em conjunto bem gostosa, mas vamos aos pratos né!

Começamos com uma porção de lulas empanadas em tempura de cerveja, acompanhados de molho kimchi
(pimenta coreana) levemente picante.

Então, pedimos duas saladas, a Crispy Duck Salad (Pato confitado, alface mizuna, tomates cerejas, cebola roxa, laranja e vinagrete de ameixa chinesa) e a Camarões e Manga (Alface mizuna, tomate cereja, cebola roxa, brotos de feijão, daikon e vinagrete ao estilo vietnamita).

Começamos os principais com o clássico Pad Thai (Macarrão de arroz “bahn stick”, camarão, moyashi, broto de feijão, limão, tamarindo e amendoim), sem dúvidas, o melhor que eu já comi aqui no Brasil!

Depois vieram a Wok Chinesa de Linguiça e Camarão (Arroz com linguiça chinesa, camarão, gengibre e ovo frito) e o Peixe com Molho de Champagne e Misso, gente que molho era esse, divino! Aliás, os pratos podem ser pedidos em etapas, eles são feitos em bem pouco tempo e vão chegando a mesa conforme vão ficando prontos, sem muita formalidade.

Então chegou a estrela da casa, o Curry Vermelho de Pato (Pato, curry vermelho, lichia e manjericão).

E não contentes, ainda pedimos uma segunda leva com o Gnocchi Tian (Famosa receita tradicional chinesa com massa de daikon, broto de feijão, ovo e temperos), que em nada lembra um gnocchi e supera as expectativas a cada mordida, muito bom mesmo, o filet com ervilha torta e molho de ostras, bem gostoso, porem, de longe o prato mais comum e sem graça do cardápio e mais uma wok chinesa, dessa vez de lula e pato.

 Para finalizar pedimos o delicioso Trio de Cremes Brulee com versões deliciosas de capim limão, gengibre e chá tailandês e a Thai Jewels (Refrescante sopa de coco com sagu, mix de frutas, water chesnut, agar-agar e redução de groselha e granita de água de coco), que eu esqueci de tirar foto.

 No fim, olha que gracinha a caixinha onde vem a conta.

 Tian
Rua Jerônimo da Veiga, 36
Itaim – São Paulo / SP
11 2389 9399

No Comments
Previous Post
24 de maio de 2013
Next Post
24 de maio de 2013

No Comments

Leave a Reply