Cerveja Restaurantes

DEGUSTAÇÃO DE CERVEJAS BELGAS NO EMPÓRIO HEDONISTE

Semana passada fui conhecer o Empório Hedonite, um espaço bem legal com restaurante, adega e é claro, empório em Santo André. Conversando com Marcelo Yabiku, o proprietário, ele me explicou que o EH esta sempre em busca de um diferencial para os seus clientes e que é especializado principalmente em rótulos mais exclusivos de champagne, lá não é um lugar para encontrar Moëts e Veuves, mas sim descobrir pequenas marcas de produção própria, tão boas quanto ou até melhores que as já consagradas.

Entre os outros tipos de vinho, Marcelo conta que também gosta de manter a exclusividade e prefere rótulos de origens menos óbvias, como Israel e Hungria ou pelo menos trabalhar com produtoras mais premium e exclusivas de países como França e Itália, é o caso da Lamborguini, que eu não sabia, mas alem de carros eles estão com uma linda linha de bebidas que conta com vinhos e vodka.

Mas no dia da minha visita ao Hedoniste o assunto era outro, fui participar da Degustação Guiada de Cervejas Belgas que eles realizaram em parceria com a importadora Best Beer. Eu que sinceramente não entendo nada de cervejas adorei a oportunidade de aprender e conhecer um pouquinho!

A Best Beer tem um conceito parecido com o do Empório Hedoniste e também só trabalha com marcas mais exclusivas e difíceis de serem encontradas. O João, que conduziu a nossa degustação, explicou que o tema da noite seriam as cervejas estilo Sour, que não são muito conhecidas aqui no Brasil, seriam três Lambic e uma Ale harmonizadas com um jantar belga.

Começamos com um dos pratos mais famosos da Bélgica, o Moules et Frites (mariscos e fritas) harmonizado com a Dub Beersel Oude Gueze Vieille, uma Lambic de fermentação natural e de longa duração. Típicas da região de Flandres, as cervejas tipo Gueuze são resultado de um blend de uma lambic jovem com uma mais velha com cerca de três anos, ele é engarrafado para uma segunda fermentação, que a confere um sabor bem único. Ao contrário da maioria das cervejas, onde predomina o amargor, a Gueuze tem um toque azedinho delicioso, foi a minha preferida da noite!

Continuamos a degustação com a segunda entrada, o Filet Americain, uma versão belga do Steak Tartar, que estava delicioso.

A segunda cerveja foi a Duchesse Bourgogne, uma flanders red ale maravilhosa fabricada a partir de um processo de fermentação hibrida que mistura safras de 8 e 16 meses. Seu sabor é mais adocicado e o aroma remete ao de aceto balsâmico, é muito boa mesmo, uma das melhores cervejas que já tomei.

A Duchesse foi harmonizada com o Carbonade Flamande, ensopado de carne típico belga bem saboroso que originalmente é preparado com flanders red ale.

Seguimos a degustação com a Lambic Experimental Cassis da Hensses, uma cervejaria bem pequena e artesanal onde toda a produção é controlada pelo dono. Essa lambic tem o sabor bem complexo resultado de uma fermentação completa que consome todo o açúcar – por esse motivo praticamente não tem espuma – normalmente leva frutas na produção, nesse caso cassis e o seu sabor se aproxima bem mais de um vinho do que de uma cerveja.

Encerramos a noite com Waffles, é claro, servidos com a Dub Beersel Oude Kreik Vieille, deliciosa lambic fermentada com 400g de cerejas por litro, super refrescante, levemente sour e com aroma delicioso.

A noite foi super gostosa e eu recomendo muito esse programa para quem busca algo diferente, nada como unir boa comida e bebida e ainda adquirir mais conhecimento. O Empório Hedoniste promove noites temáticas harmonizadas como essa todos os meses, alem da Belga, já tiveram as noites grega e flamenca e muito mais esta por vir, vale a pena ficar ligado na programação!

Empório Hedoniste
Endereço: Rua das Bandeiras, 336, bairro Jardim, Santo André
Fone: (11) 4901-5625. Capacidade do local: 60 pessoas no salão principal. Aceita todos os cartões de credito e débito. Possui área para fumantes. Possui ar condicionado.  Estacionamento próprio. Aceita reservas.
Horário de Funcionamento:
Empório: Domingo, Segunda e Terça das 8 às 22hs. Quarta e Quinta das 8 às 23hs.  Sexta e Sábado das 8 às 24hs. Restaurante: Domingo das 12 as 16h30.  Segunda, Quarta, Quinta e Sexta das 12 às 14h30.  Sábado das 12 às 15h30. Terça e Último Domingo do mês: Fechado
No Comments
Previous Post
13 de fevereiro de 2015
Next Post
13 de fevereiro de 2015

No Comments

Leave a Reply