Gastronomia Restaurantes Viagem Viagens Gastronômicas Workshops

UMA AULA SOBRE QUEIJOS NO CAPRIL DO BOSQUE

Semana passada fiz um passeio bem legal, fui para região de Joanópolis para conhecer o Capril do Bosque, um sítio que acomoda um charmoso bistrô e uma das mais famosas queijarias artesanais do estado de São Paulo.

O motivo da minha visita foi participar da oficina de queijos de cabra que acontece todo último sábado do mês, uma aula ministrada por Heloísa Collins, própria fundadora do Capril do Bosque, onde aprendemos os fundamentos básicos da produção de queijo e colocamos a mão na massa para preparar queijo cremoso tipo boursin e frescal.

A aula começa com um bate papo onde aprendemos a origem dos queijos, como é a estrutura da queijaria e as diferenças entre as diferentes técnicas de preparo. O curso é bem técnico e agrada tanto quem quer abrir a sua própria queijaria, quanto alguém que quer apenas fazer em casa, como eu.

Em seguida colocamos a mão na massa, colocamos o coalho e o fermento no leite e então é só esperar! 

Depois de algumas horas o frescal começou a endurecer, então foi a hora de filtrar o soro e enformar.

Já o boursin precisa de pelo menos 24 horas para chegar na textura correta, por esse motivo recebemos um que já estava pronto para moldarmos e temperarmos a nossa maneira.

E foi esse o resultado!

Depois de preparar os queijos ainda fizemos um tour pela queijaria onde pudemos ver as câmaras frias com os queijos que estão sendo maturados.

Alem da oficina o Capril conta com atividades para toda a família, há passeios guiados pela propriedade que contam mais sobre a criação das cabras, uma trilha com mesas de picnic, passeios á cavalo ou charrete e é claro, o bistrô.

Infelizmente o almoço no bistrô ficou para uma próxima oportunidade, já que havíamos comido muito em Monte Verde na noite anterior, então fiz apenas a degustação com os queijos da casa – que recomendo muito!

Na tábua de queijos podemos provar as principais criações de Heloísa:  o Caprino do Embaixador, Cacauzinho, Pirâmide do Bosque, Rolinho do Bosque, Azul, Coração em Brasa e Serra do Lopo (em sentido anti-horário, começando pelo maior pedaço)
Também não deu para resistir a sobremesa, o queijo frescal recém feito na aula com doce de leite de cabra. Maravilhoso!!

O Capril do Bosque abre aos fins de semana e feriados e é um passeio ideal para um bate volta diretamente de São Paulo (fica a pouco menos que 2 horas) e melhor ainda se você vai se hospedar na região. Foi o meu caso, me hospedei em Extrema, aproveitei para passear pelas cidades da região e curtir um fim de semana bem gostoso – conto mais no próximo post.

Mais informações, horários e como chegar vocês encontram no site do próprio Capril: http://www.caprildobosque.com.br

1 Comment
Previous Post
2 de fevereiro de 2016
Next Post
2 de fevereiro de 2016

1 Comment

  • Heloisa

    Ficou lindinho o seu post, Angelica! Muito obrigada pela visita e pela divulgação. Um abraço!

Leave a Reply