Gastronomia Workshops

AULA DE SORVETES NA GELADO

Ando me aprimorando na arte de fazer sorvete, rs, quem dera!! Na verdade tive a oportunidade de fazer outra aula e aprender mais um pouquinho sobre o processo de fabricação de sorvetes e gelatos. Dessa vez fiz o curso na Gelado, uma escola profissionalizante que trabalha com quatro diferentes módulos que ensinam desde o básico, até sorvetes mais complexos como os alcoólicos e os salgados.

Como a aula que participei era para a imprensa, tivemos um breve resumão teórico e em seguida já colocamos a mão na massa. 
Ao contrário do que podemos imaginar, fazer sorvete é praticamente química, nada de sair testando e provando ingredientes e sabores, mas sim cálculos e mais cálculos e uma precisão matemática na hora de pesar os ingredientes. É essa precisão que garante o resultado esperado, o ponto correto, a doçura, a sensação de gelado na boca, enfim tudo que nos faz considerar um sorvete bom, que vai muito alem do sabor. 
Tendo isso em mente fomos para a cozinha preparar o primeiro sabor, o de limão siciliano, que segundo o nosso professor é  bem chatinho de ser feito!
Esprememos o limão e então pesamos tudo corretamente até que colocamos na máquina e deixamos ela fazer todo o trabalho! 15 minutos depois já estava pronto! 

Sim, parece fácil, mas como expliquei para vocês acima, grande parte do processo de fabricação não acontece na cozinha e sim com a aplicação de fórmulas que indicarão quais e quanto dos ingredientes usar. 

Em seguida fizemos um sabor bem complexo e inusitado, cerveja IPA!! Confesso que não coloquei muita fé no começo, mas o resultado foi surpreendente, bem suave e zero amargo!

Demais, né!?
O mercado de sorvetes no Brasil só vem aumentando nos últimos anos, quem sabe não é uma ótima oportunidade de carreira! Ou para aqueles curiosos e amantes de sorvetes como eu, vale a pena se aprofundar mais um pouquinho nesse mundo! 
Escola Gelado
Gelado.com
Rua Girassol, 320 – Vila Madalena – São Paulo
No Comments
Previous Post
19 de novembro de 2015
Next Post
19 de novembro de 2015

No Comments

Leave a Reply