Receitas

RECEITA – PERU COM MANTEIGA DE SÁLVIA E BACON COM FAROFA DE DAMASCO E BACON

Preparei esse peru para o Natal e foi um sucesso, misturei umas receitas que vi por aí pra cria-la e o resultado ficou demais! E o melhor, não precisa deixar marinando da noite pro dia e nem molhar toda hora no forno, a manteiga deixa o peru tão suculento que a carne estava literalmente desprendendo do osso – as asas cairam e eu tive que reimplanta-las, rs) , então, como prometido no meu Instagram (@tipsbygelly, segue lá!), aqui vai a receita pra vocês fazerem a tempo do reveillon, hein!

Peru com Manteiga de Sálvia e Bacon e Molho com Farofa de Damasco e Bacon

Ingredientes
– 1 peru
– 1 tablete de 200g de manteiga
– 1 ramo de sálvia fresca
– 1 pequeno punhado de orégano fresco (opcional, mas se for usar tem que ser o fresco, não serve o seco)
– 2 galhinhos de alecrim
– 5 tiras de bacon
– 3 cenouras cortadas ao meio na transversal
– 2 cebolas grandes cortadas em 4
– 700ml de caldo de peru, feito com os miudos ou de frango.

Modo de Preparo.

Comece preparando a manteiga de sálvia: misture a sálvia picadinha, as folhas de um dos galhos de alecrim e um pouquinho do orégano na manteiga em temperatura ambiente e reserve.

Retire o peru da geladeira duas horas antes do preparo, ele tem que estar em temperatura ambiente para ir ao forno. Tire os miúdos de dentro do peru, de uma lavada, seque bem e então, com cuidado, comece a descolar a pele do peito e faça uma cavidade onde vai ser depositada a manteiga.

Coloque metade da manteiga e massageie bem para que ela penetre na carne.
E então cubra o peru com as fatias do bacon.

Em uma assadeira coloque a cenoura e as cebolas e deposite o peru em cima. Regue com o vinho, coloque o suficiente para cobrir o fundo da assadeira, mas reserve uma parte para mais tarde. Cubra com o papel alumínio e leve ao forno.

O tempo de forno vai depender do tamanho da ave, o meu tinha 6kg e ficou exatamente 4 horas no forno a 200 graus. Pela internet vocês encontram várias tabelinhas com o tempo, é só dar um Google.

Quando estiver faltando 1:30 horas para o fim do cozimento, retire o papel aluminio, retire as fatias do bacon, reserve para a farofa, cubra com a metade do restante da manteiga e regue com mais um pouco do vinho.

Veja se ainda há líquido na assadeira e fique atento para não deixar queimar, é ele que vai se transformar no molho, se estiver secando acrescente vinho ou mesmo água.

Deixe o peru dourar e vá regando com o vinho de tempos em tempos, umas 4 vezes já está bom. Para saber se o peru esta pronto, enfie uma faca e veja se sai algum líquido, se sair rosado é porque ainda não esta bom, se sair transparente, esta pronto, então é só retirar do forno, tirar da assadeira e reservar.

Enquanto isso vamos preparar o molho.

Coloque a mesma assadeira onde o peru foi preparado no fogão, acrescente o caldo de peru ou frango e deixe apurar. Retire qualquer excesso de gordura com uma colher e mexa um pouco para que o que estiver grudado no fundo da assadeira se desprenda, é ali que esta o sabor. Com um mixer eu dou uma leve batida no molho, leve mesmo, só para misturar melhor, e então passo pela peneira e levo novamente ao fogo em uma panela.

Se estiver muito líquido, engrosse com um poquinho de amido de milho, em um copo misture uma colher de sopa cheia em um pouquinho de água, despeje na penela e mexa até chegar no ponto desejado.

Então é a hora de preparar a farofa.

Ingredientes ( fiz tudo de olho sem saber as quantidades exatas, não tem muita regra)
– farinha de mandioca
– 1/4 da manteiga de sálvia do peru
– bacon cortado em cubinhos e mais o bacon que foi retirado do peru
– damascos hidratados e picados
– 1 copo grande de vinho branco
– sal
– pimenta

Modo de preparo

Em uma panela derreta a manteiga e acrescente a cebola e o bacon. Deixe dourar bem e acrescente o damasco. Coloque o vinho branco e deixe evaporar um poquinho e então acrescente a farinha e mexa um pouco. Acerte o tempero com o sal e a pimenta e esta pronto.

No Comments
Previous Post
29 de dezembro de 2014
Next Post
29 de dezembro de 2014

No Comments

Leave a Reply