Argentina El Calafate Patagônia Viagem

PATAGÔNIA – TOUR DE BARCO NO GLACIAR VIEDMA

Como contei para vocês no post anterior, o tempo terrível estragou os nossos planos em El Chaltén e nós acabamos em uma loja da Patagônia Aventura em busca de algo que pudéssemos fazer. A primeira intenção era o trekking no Glaciar Viedma, mas ele já estava esgotado então escolhemos um passeio de barco que se aproximava da geleira.

Escolhemos o Viedma Light com duração de 2:30hrs, no valor de 350$ por pessoa, vejam a descrição do site:

“Navegamos pelo Lago Viedma até chegar na frente do glaciar, de onde se observa o Cerro Huemul. A parte frontal do glaciar está composta por enormes geleiras e por paredes de gelo azuladas que se erguem a mais de 40 metros acima do nível do lago.”

O site da Patagônia Aventura é ótimo e lá vocês encontram todas as opções de tour com os valores e horários.

 O barco saia de Bahia Túnel, localizado alguns quilômetros antes da entrada de El Chaltén, então saímos correndo da loja para chegar a tempo, pois já estávamos em cima da hora.

O passeio é feito em um catamarã super confortável, mas é legal se apressar na hora de entrar no barco para pegar um lugar legal próximo a janela. Como estávamos atrasados e estavam nos esperando para zarpar sentamos no fundo, mas ainda assim garantimos uma janela e deu para ver tudo e tirar várias fotos.

A navegação até o local de observação demora uns 40 minutos e no dia que eu fui a recomendação era permanecer na parte interna do barco pois o lago estava bem agitado por conta do tempo, depois de atracado nós poderíamos subir na parte de cima do barco. Uma guia vai explicando o funcionamento da geleira e no caminho já vamos nos impressionando com o tamanho do Glaciar Viedma, mas só ao chegar lá nós temos ideia da sua real altura!

O Viedma é a maior geleira do Parque Nacional Los Glaciares e da América do Sul, com um comprimento de 70 km de comprimento e 2,5 quilômetros de largura e 50 metros de altura que podem ser vistos dos barcos no Lago Viedma, a área total chega a 977 km ² ou seja ele é enorme! Achei bem mais impressionante que o Perito Moreno, mas a minha família não concordou comigo.

Outros fatores que diferem o Viedma e o Perito Moreno são a cor, já que em vez da coloração azul do PM, visto de cima o Viedma tem aparência acinzentada graças as cinzas do vulcão Lautaro, e o desprendimento de icebergs, que no Viedma acontece embaixo da água, motivo pelo qual os barcos não podem se aproximar muito.

Eu particularmente achei o Viedma monumental, é muito grande mesmo, principalmente se levado em consideração que ele é visto de uma distância muito maior que a do Perito Moreno. Outro ponto alto foi que na minha visita alguns icebergs haviam se desprendido a pouco tempo e estavam lá boiando com um tom de azul impressionante! Lindo demais.

Depois de um tempo parado em frente a geleira e circulando os icebergs o se dirige ao porto e durante o trajeto são servidos alfajores, chá e café, uma delicadeza muito bem vinda depois de quase congelarmos no topo do barco.

Adorei o serviço da Patagônia Aventura e super recomendo, inclusive achei o passeio bem melhor e mais bem organizado que os de Perito Moreno! É claro que a procura em El Chaltén é bem menor então você tem mais atenção e consegue ver as coisas com mais calma, sem aquele monte de gente na sua frente. Se eu tivesse tempo não perderia o passeio a El Chaltén de jeito nenhum e se voltasse provavelmente me hospedaria no mínimo uma noite por lá. Espero que vocês tenham gostado e no próximo post concluo as minhas dicas da cidade com uma dica ótima de restaurante!
1 Comment
Previous Post
25 de abril de 2014
Next Post
25 de abril de 2014

1 Comment

Leave a Reply