Argentina El Calafate Patagônia Viagem

PATAGÔNIA – DE EL CALAFATE A EL CHALTÉN

El Chaltén é a cidade mais nova da Argentina, foi fundada em 1985 para manter a soberania da Argentina sobre territórios na disputada fronteira patagônica com o Chile, ela fica localizada nos pés do Monte Fitz Roy e  se tornou rapidamente a capital do trekking no país por oferecer diversas rotas, das mais leves as mais intensas, para o esporte.

Eu estava super empolgada para conhecer El Chaltén, pelas minhas pesquisas era um dos lugares mais bonitos que passaríamos na viagem e lá teriam algumas opções de trilhas legais e leves que eu e a minha família aguentaríamos fazer. Mas infelizmente no dia que programamos fazer o passeio o tempo amanheceu horrível, com o céu todo nublado, seguimos mesmo assim, na esperança do clima melhorar, mas não adiantou, só vimos o sol quando voltamos a nos aproximar de El Calafate, já no fim do dia. Por isso já adianto que nem de longe esse post mostrará a beleza dessa pequena cidade e sim será algo mais prático indicando como chegar lá e etc, mas não desanimem, procurem mais sobre El Chaltén e a visitem, mesmo com o tempo feio amei a cidade, então imagino o quanto ela deve ser incrível com um dia lindo de céu aberto!

Uma foto tirada do Google para vocês terem ideia da vista que eu perdi! 
Novamente, nós fomos com o carro alugado, e diferente do passeio a Torres del Paine, onde Ruta 40 é horrível, a viagem a El Chaltén de El Calafate é muito mais tranquila. A estrada foi asfaltada recentemente e está impecável, são pouco mais de 3 horas de viagem, mas que passam num estante enquanto admiramos a paisagem. 

No caminho fizemos uma parada no Parador La Leona, um café e hotel com mais de 110 anos, localizado exatamente no meio do caminho entre El Calafate e El Chaltén, que ganhou fama quando os lendários assaltantes americanos Butch Cassidy e Sundance Kid se refugiaram lá após roubar um bando em Rio Gallegos. Vale a parada e além de poder se esquentar com uma bebida quente, você ainda pode aproveitar o wifi grátis, que não sei como funciona – e bem – ali no meio do nada!

Continuamos a viagem para El Chaltén e nada do tempo abrir, essa estrada é considerada uma das mais bonitas do mundo, pois tem o Monte Fitz Roy ao fundo, mas infelizmente não conseguimos ver nada, apenas o lago Viedma e seus enormes glaciares beirando a estrada do lado esquerdo.

Ao chegar a El Chaltén percebemos que o clima lá é completamente diferente de El Calafate, lá quase não vemos turistas e sim muitos mochileiros e andarilhos cruzando a cidade com as suas enormes mochilas em busca da melhor trilha.  A cidade é pequena mas é uma graça, super encantadora, infelizmente só passamos meio dia lá, pois o tempo ruim acabou com os nossos planos, ficamos sem coragem de encarar uma trilha, por mais light que fosse, na chuva e no frio que fazia, fiquei morrendo de vontade de voltar e conhecer mais, principalmente em um dia bonito.

Visitamos algumas lojinhas com produtos típicos na rua central da cidade, mas como vimos que não teríamos muita opção do que fazer entramos na Patagônia Aventura para nos informar sobre os tours, ainda estava louca para fazer o trekking no gelo e tinha visto que ele também estava disponível no Glaciar Viedma, mas infelizmente não foi dessa vez, as vendas daquele dia já estavam esgotadas então acabamos optando por um tour de barco no Lago Viedma, que eu conto para vocês no próximo post!

Na volta o tempo começou a abrir e o visual da estrada ficou mais incrível ainda! Deixo algumas fotos pra vocês e no próximo post tem o nosso passeio pelo Lago Viedma!

 

1 Comment
Previous Post
23 de abril de 2014
Next Post
23 de abril de 2014

1 Comment

Leave a Reply