América do Sul Destinos Natureza Peru Urubamba Vale Sagrado Viagem

PERU – SALINAS DE MARAS

As Salinas de Maras são uma das principais atrações do Vale Sagrado, ativas desde os tempos dos Incas, são fonte de sustento para as famílias da região até hoje. São mais de 3 mil piscinas que recebem água de uma fonte natural canalizada pelos incas que produzem sal para consumo animal, humano e para cosméticos.

O passeio é super interessante e pode ser feito de várias cidades da região. Como estávamos em Urubamba, que é bem próximo, nossa primeira ideia foi contratar um transfer, mas por 150 soles apenas pelo transporte achamos que não valeria a pena.

Fomos até a rodoviária da cidade onde descobrimos um ônibus que saia apenas 3,5 soles e pegamos na hora! O problema é que o ônibus não nos deixou nas Salinas e sim em um ponto de ônibus no acesso a cidade de Maras, que juro, era no meio do nada, rs. Descemos do ônibus meio em pânico e encontramos um taxista no ponto que nos informou que as Salinas ficavam montanha abaixo a 6km dali ou seja, sem chance de ir a pé. O jeito foi negociar com ele que nos cobrou 30 soles para nos levar até lá, esperar uma hora e nos deixar de volta no ponto.

No táxi pudemos comprovar que o acesso ao local realmente é difícil, primeiro cruzamos um deserto e depois descemos uma estrada bem íngreme com lindas vistas das piscinas de sal.

Para entrar é necessário pagar uma taxa de 10/s por pessoa. Depois atravessamos um enorme corredor com barraquinhas de souvenirs andinos (juro, são dezenas, rs) e então chegamos nas piscinas.
As vistas são lindíssimas, mas cuidado para não se distrair e se arrebentar no chão como eu, rs, o chão úmido é bem escorregadio. As fotos ficam incríveis e não tem como não se empolgar e tirar várias.

Na volta vimos as barraquinhas com mais calma e surtamos com a variedade e com o valor dos sais. A flor de sal que chegamos a pagar R$40 por 100g sai uns R$7 por 500g. Fiz um estoque, rs. Alem do sal rosa e da flor de sal eles também vendem vários sais temperados com ervas típicas e alguns cosméticos. Vale a pena dar um olhada.

Felizes com o passeio retornamos com o taxista até o ponto de ônibus onde havíamos descido, crente que o perrengue havia acabado, mas não, rs, mal sabíamos o que nos aguardava.

Depois de aguardar uns 15 minutos sozinhas na estrada uma van lotada parou e falou q ia para Urubamba, como algumas pessoas desceram pensamos que seria uma boa opção, afinal ela era ainda mais barata que o ônibus, apenas 1,50/s. Entramos e para nossa surpresa todo mundo que havia descido da van subiu de novo!! Fui parar no colo da Ba, espremidas entre um casal de idosos e mesmo assim não parava de entrar gente. Resultado:a van desceu a milhão ladeira abaixo com umas 14 pessoas empilhadas, num lugar onde caberiam 8, rs. Gargalhamos para não chorar hahah

No fim nossa aventura deu certo, gastamos 40/s no lugar de 150/s e ainda ganhamos muitas histórias para contar, rs. Recomendo muito o passeio, seja desse modo aventureiro ou normal mesmo, é lindo e vale muito a pena!!

1 Comment
Previous Post
25 de setembro de 2016
Next Post
25 de setembro de 2016

1 Comment

Leave a Reply