França Paris Viagem

AS CATACOMBES DE PARIS

A dica de passeio de hoje do blog é pra quem gosta de coisas mórbidas e macabras, rs, vou contar sobre a minha ida as Catacombes de Paris!
As Catacombes são na realidade um grande ossuário que ocupa túneis subterrâneos por toda a cidade de Paris. Esses túneis fazem parte do antigo sistema de exploração de pedreiras e foram criados na época da ocupação romana na cidade e em 1780, quando os cemitérios da cidade ficaram sem espaço, a solução encontrada foi colocar mover os ossos para parte de sua extensão.

No princípio os ossos foram apenas jogados lá e apenas a partir de 1810, a época do império frances, que, sob orientação de Héricart de Thury as ossadas foram dispostas nos corredores das Catacumbas com certa criatividade artística. Osso longos, como fêmurs e tíbias, foram colocados à frente, formando verdadeiras paredes de ossos, adornadas com os crânios em desenhos geométricos. Por trás destas paredes de ossos, foram depositados os ossos menores e mais irregulares. Atualmente novos ossos não são mais depositados nas Catacombes, mas mesmo assim estima-se que os restos mortais de 5 a 6 milhões de pessoas estejam lá.

No século XIX as Catacombes foram abertas para visitação e desde então se tornaram uma das mais visitadas – e mais peculiares – atrações de Paris.

Mas vamos a minha visita!!
O acesso as Catacombes é bem simples, a entrada fica em frente ao metrô Denfert-Rochereau e o ticket custa 8 euros. Não é necessário reservar. O percurso tem 2km e não é indicado para pessoas com problemas respiratórios e de coração por ser meio claustrofóbico.

Place Denfert-Rochereau

Após a bilheteria descemos uma escada e começa o percurso. Lá dentro é super fresco, pois as pedras mantem uma temperatura agradável. Na primeira sala vemos algumas imagens esculpidas nas pedras e então notamos o aviso “Pare, aqui impera a morte”.

Daí para frente tudo que vemos são ossos, mas ao contrário do que muitos podem pensar não achei o clima la dentro pesado! Pelo contrário, fui no inverno e estava bem vazio, então quando encontrávamos alguém sempre resultava em um susto para alguma das partes, que acabava em boas risadas, rs.

Acho que não ficamos nem uma hora lá dentro, mas ainda assim achei o passeio bem interessante, se você também gosta de coisas mórbidas ou quer algo para sair do circuito mais obvio de Paris, as Catacombes são uma ótima opção de passeio.

Catacombes de Paris
1, avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy (place Denfert-Rochereau)
75014 Paris
Tél. : 01 43 22 47 63
Fax : 01 43 22 48 17

No Comments
Previous Post
8 de maio de 2014
Next Post
8 de maio de 2014

No Comments

Leave a Reply