Peixes e Frutos do Mar Prato Principal Receitas

#GELLYNACOZINHA – FILÉ DE PEIXE COM CROSTA DE AMÊNDOAS

Essa semana me bateu uma vontade de comer peixe, fazia tempo que não comia, então decidi fazer. Lembrei que estou cheia de farinha de amêndoas aqui em casa dos tempos de dieta e seria a oportunidade perfeita para usa-la em uma receita que tem cara de sofisticada, mas é muito simples de fazer, o filé de peixe com crosta de amêndoas.

ENCONTRE MAIS RECEITAS DO BLOG, AQUI!

Usei um peixe branco de carne mais firme que se chama Swai, é uma das opções mais encontradas no mercado aqui em San Diego, mas no Brasil você pode usar várias opções como pescada, linguado, tilápia e abadejo. Compre já em forma de filé e escolha peças com aproximadamente 1cm de altura ou mais, assim o peixe não resseca no forno.

Pra crosta usei a farinha de amêndoas que eu já tinha em casa, mas se você quiser um pouco mais de textura pode comprar as amêndoas inteiras (sem casca) ou laminadas, tostar um pouco em um frigideira e depois passar pelo processador pra obter uma farinha mais grossa.

Para acompanhar o filé de peixe com crosta de amêndoas eu preparei um risoto de limão siciliano, achei a combinação perfeita e vocês encontram a receita aqui embaixo.

FILÉ DE PEIXE COM CROSTA DE AMÊNDOAS

INGREDIENTES PARA 2 PESSOAS:
  • 2 filés de peixe branco com 1 cm ou mais de espessura.
  • 6 colheres de sopa de farinha de amêndoas.
  • 2 colheres de farinha de rosca.
  • 1 limão siciliano, as raspas e o suco.
  • 3 colheres de sopa de azeite e mais para assar.
  • sal a gosto
  • pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de sopa de alguma erva de sua preferência (salsinha e alecrim são as minhas sugestões)
MODO DE PREPARO:

Primeiro tempere os filés com sal, pimenta e o suco do limão e deixe marinar fora da geladeira de 5 a 10 minutos. Enquanto isso prepare a farofa que vai formar a crosta,  misture as farinhas, as raspas do limão, as ervas, o sal e a pimenta. Vá colocando o azeite aos poucos, uma colher por vez até obter a consistência de uma farofa mais molhada. Pegue a mistura e espalhe sobre os filés, pressione para que a crosta fique bem firme e cubra bem. Coloque o peixe em uma assadeira e regue com azeite, seja generoso, pois do contrário os filés ficaram secos. Leve ao forno prë-aquecido em 220º e asse por aproximadamente 20 minutos – o tempo pode variar de acordo com o seu forno e o tamanho dos filé, asse até que a crosta esteja dourada e fique atendo para não queimar.

Sirva com o risoto de limão siciliano – receita aqui.

 

 

 

 

1 Comment

Meu nome é Angélica, mas podem me chamar de Gelly, sou paulistana e atualmente estou morando em San Diego na Califórnia. Aqui no blog vocês encontram uma extensão do conteúdo no @tipsbygelly ou seja, sugestões de restaurantes, receitas e muitas dicas de viagem, principalmente pelos Estados Unidos!

Previous Post
9 de outubro de 2018
Next Post
9 de outubro de 2018

1 Comment

Leave a Reply