Argentina El Calafate Patagônia Viagem

PATAGÔNIA – PERITO MORENO

O primeiro passeio que fizemos em El Calafate foi a visita ao famoso Glaciar Perito Moreno, localizado no Parque Nacional de los Glaciares, ele já foi considerado uma das oito maravilhas do mundo e foi eleito pela UNESCO como um dos Patrimônios da Humanidade desde 1981.

A região da Patagônia tem diversas geleiras que se estendem desde a Cordilheira dos Andes, mas o Perito Moreno é considerado o mais famoso pela facilidade de aceso e beleza, são mais de 4 km de largura, 40 m de altura e 52km de comprimento que se estende sobre os braços do Lago Argentino ou seja, é ago surreal!

Esse passeio é disponibilizado por todas as agencias de turismo da cidade, são várias opções de tours, com ou sem transfer do hotel, mas como estávamos em 5 pessoas e havíamos alugado um carro resolvemos fazer o passeio por conta própria.

A ideia era sair do hotel cedo, mas como estávamos todos cansados após a maratona de viagem, acabamos atrasando e até nos arrumarmos e tomarmos café já havia passado das 9 horas da manhã – o que é bem tarde para quem deseja fazer uma passeio mais completo. De lá ainda passamos no mercado para comprar algo para almoçar, pois em grande parte dos passeios não há onde comprar comida e é recomendado levar uma lunchbox preparada pelo hotel ou comprar algo na cidade.

Compras feitas, finalmente pegamos o carro em direção a estrada, mas para o nosso azar pegamos a direção errada e atrasamos mais ainda! Nos confundimos com uma placa na entrada da cidade e achamos que o Perito Moreno ficava na direção da estrada que leva ao aeroporto, mas não, é justamente o contrário, é necessário cruzar a cidade e seguir para o outro lado. Meia hora depois percebemos o erro e só então tomamos o rumo certo, beirando o Lago Argentino, era hora de relaxar e apreciar a paisagem que ficava cada vez mais linda.

Perito Moreno fica a 78km de El Calafate, fazendo com calma e apreciando a vista levamos por volta de 1 hora para chegar, a estrada é tranquilíssima, toda asfaltada e em excelente condição. É nela também que fica localizado o Glaciarium, um museu dedicado aos glaciares que conta toda a história da descoberta e explica o funcionamento das geleiras, que também conta com um bar de gelo, ele é super indicado antes da visita a Perito Moreno, mas como já estávamos atrasados preferimos seguir direto e não fazer nenhuma parada até lá.

Ao chegar no Parque Nacional de los Glaciares somos recepcionados por um guia que passa as instruções do que pode e o que não pode fazer por lá, nos entrega um mapinha e cobra a taxa de entrada de 90 pesos por pessoa, que só pode ser paga em espécie – não são aceitas outras moedas, nem cartões de crédito ou débito.

Andamos mais uns kms dentro do parque e então chegamos ao Mirados de los Suspiros de onde é possível ter a primeira vista frontal do Perito Moreno. Realmente, de fazer suspirar!

Paramos para algumas fotos e então seguimos para o estacionamento, lá somos obrigados a deixar o carro e seguir até a base das passarelas com um shuttle gratuito do próprio parque.

São alguns kms de passarelas com diferentes níveis de intensidade onde alguns caminhos duram por volta de 1 hora, é muito tranquilo e com a empolgação de irmos vendo a geleira cada vez mais de perto nem percebemos o tempo passar.

A vista do Perito Moreno é indescritível, são quilômetros e quilômetros de gelo a se perder de vista, e o espetáculo se torna mais legal ainda conforme pedaços de gelo vão se desgrudando e caindo no lago fazendo um barulho altíssimo!

Ficamos nas passarelas por volta de 2 horas, então, voltamos para o estacionamento, fizemos o nosso lanchinho lá por perto mesmo – existem algumas mesas disponíveis para picnic – e seguimos até “Bajo de las Sombras”, no caminho da saída do parque, aonde está o escritório da Hielo Y Aventura, agencia que administra os passeios dentro do parque, e da onde saem os passeios de barco.

Como já estava tarde, resolvemos fazer o Safári Náutico de 1 hora, mas isso eu conto no próximo post, pois esse já ficou grande demais! =)

1 Comment
Previous Post
29 de janeiro de 2014
Next Post
29 de janeiro de 2014

1 Comment

Leave a Reply