Gastronomia Massas e risotos Prato Principal Receitas Vegetariano

POLENTA CREMOSA COM COGUMELOS E FONDUTA DE QUEIJO

Essa semana o frio finalmente chegou por aqui, bateu uma vontade de uma comida quentinha e eu logo pensei em fazer essa polenta cremosa com cogumelos e fonduta de queijo. Essa receita vegetariana é bem fácil e rápida de fazer (se você usar a polenta instantânea) e pode ser servida como prato principal, porque eu garanto que você nem vai sentir falta da carne!

 

Aqui em San Diego não é muito difícil encontrar a farinha pra fazer polenta, mas no dia que eu fui no mercado ela tinha acabado, então tive que comprar uma versão pronta que vem em um tubo e pode ser fatiada e grelhada ou frita. Não sabia se ia dar certo usa-lá, mas no fim funcionou, foi só amassar na panela, acrescentar leite e caldo de vegetais e mexer até chegar no ponto correto. Por isso não vou dar a receita da polenta inteira pra vocês, aí no Brasil vocês encontram a farinha instantânea com mais facilidade ainda e é só seguir as instruções da embalagem e finalizar como eu fiz.

O ragu de cogumelos também é bem simples de fazer, eu usei os cogumelos baby bella, uma versão menor do nosso portobelo, mas fiquem a vontade para usar qual vocês encontrarem aí. O portobelo tradicional e o shimeji são ótimas substituições ou até o cogumelo paris fresco. Só o shimeji que infelizmente não vai funcionar muito bem.

Mas o que da o toque especial nessa receita é a fonduta de queijo! E aqui, novamente, você pode adaptar a receita e usar os queijos que preferir ou quais tiver em casa. Eu dei sorte de ter um pecorino trufado e parmesão na geladeira (nós somos viciados em queijo aqui em casa, então sempre tem opção), mas qualquer queijo que tenha sabor mais intenso fica ótimo!!

Encontre mais receitas do blog aqui!

E para mais receitas vegetarianas clique aqui!

Polenta cremosa com cogumelos e fonduta de queijo

Ingredientes:

Para a polenta:

  • 500g de polenta pronta
  • 2 colheres de sopa de cream cheese ou creme de ricota
  • 4 colheres de mozzarella ralada

Modo de preparo: Preparei a polenta pronta como contei acima e quando ela ficou bem cremosa coloquei o cream chesse e o queijo e misturei bem até que eles derretessem.

Para os cogumelos:

  • 500g de cogumelos limpos e cortados em 4 ou 6, dependendo do tamanho deles.
  • 1 ramo de tomilho
  • 1 taça de vinho branco seco
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados

Modo de preparo: Em uma frigideira grande esquente o azeite e a manteiga e refogue a cebola até que ela fique transparente. Acrescente o alho e doure por mais 1 ou 2 minutos e então acrescente os cogumelos. Deixe murcher um pouquinho, acrescente o vinho e o tomilho e então tampe a frigideira e deixe cozinhar por uns 10 minutos, até que os cogumelos fiquem macios.

Para a fonduta:

  • 100ml de creme de leite fresco
  • 100g de queijo ralado, pode ser qualquer um que tenha sabor mais forte e de preferencia ralado na hora. Usei parmesão e pecorino trufado.

 

Modo de preparo: Em uma panela pequena aqueça o creme de leite até a quase fervura. Tire do fogo e então acrescente os queijos e misture até que eles virem um creme.

Montagem: Em um bowl coloque primeiro a polenta, depois a fonduta e sobre ela os cogumelos. Finalize com alguns raminhos de tomilho para decorar.

 

No Comments

Meu nome é Angélica, mas podem me chamar de Gelly, sou paulistana e atualmente estou morando em San Diego na Califórnia. Aqui no blog vocês encontram uma extensão do conteúdo no @tipsbygelly ou seja, sugestões de restaurantes, receitas e muitas dicas de viagem, principalmente pelos Estados Unidos!

Previous Post
15 de maio de 2018
Next Post
15 de maio de 2018

No Comments

Leave a Reply