Massas e risotos Molhos e Condimentos Prato Principal Receitas

#GELLYNACOZINHA – O MEU MOLHO DE TOMATE

Um dos meus pratos preferidos da vida é uma boa massa com um simples molho de tomate e muito parmesão! É algo simples, com poucos ingredientes, mas quando bem feito pra mim tem um sabor inigualável. Com esse amor todo, vocês podem imaginar o quanto eu ficava frustrada de não conseguir fazer um molho de tomate do jeito que eu gosto. Mas não desisti, tentei, tentei e tentei, até que finalmente cheguei numa receita que me deixou satisfeita!

Talvez para quem não tenha muita intimidade com a cozinha pareça uma receita fácil, mas são tantas variáveis que alteram no produto final, que no meu caso exigiu muitas tentativas até chegar no resultado final, afinal, o molho pode ter diferentes texturas, pode ser mais ácido ou adocicado, pode ser quase laranja ou quase vinho dependendo de quanto tempo fica no fogo. São inúmeras opções de temperos, há quem coloque açúcar, quem coloque cenoura e quem acha um pecado adoçar o molho de qualquer maneira que seja.

Enfim, são n maneiras e não tem certo ou errado na hora de fazer o seu molho de tomate e sim a maneira como você mais gosta e essa a seguir é a minha!

Pra começar:. o tomate! Prefiro usar tomate pelado enlatado, de preferência do tipo San Marzano, importado da Itália. Juro que não é frescura e faz toda diferença, o tomate brasileiro varia muito e anda muito difícil encontra um que esteja bom para fazer molho. Normalmente ele é mais aguado e o sabor do molho acaba sendo menos intenso.

Os temperos: fico nos clássicos alho, cebola e manjericão, tudo bem fresco!

O preparo: é aí que fez toda a diferença pra mim. Por muitas vezes tentei usar o tomate pelado inteiro e deixar cozinhar por horas até ele dissolvesse totalmente. Nunca chegou no sabor que eu queria, até que descobri: eu gosto do meu molho de tomate batido no liquidificador!!! Sim, faz toda a diferença e não, não é apenas na textura, o sabor também muda completamente, vocês vão ver.

MOLHO DE TOMATE

Ingredientes:

  • 1 lata grande ou 2 pequenas de tomates pelados do tipo San Marzano
  • 1 cebola média bem picadinha (coloco no processador)
  • 3 dentes de alho bem picados
  • 50ml de azeite de oliva
  • 10 folhas médias para grandes de manjericão (seja bem generoso)
  • 1 colher de sopa de açúcar (apenas se necessário)

Modo de preparo: Com um peneira separe os tomates e reserve o líquido para depois. Em uma panela esquente o azeite, acrescente a cebola e deixe refogar até que ela fique translúcida. Então acrescente o alho e metade das folhas de manjericão. Refogue até que o alho esteja dourado, mas cuidado para não queimar. Acrescente os tomates pelados e deixe cozinhar por uns 5 minutos. E então bata a mistura no liquidificador com o líquido que estava na lata com os tomates. Coloque o molho batido novamente na mesma panela e tempere com sal e pimenta a gosto. Prove e se o molho estiver muito ácido corrija com o açúcar, vá colocando aos poucos de acordo com a necessidade para não ficar doce.

E pronto, agora é só deixar cozinhar bastante tempo em fogo baixo, quanto mais tempo melhor. Gosto de deixar pelo menos 1 hora, mas já deixei até mais de 3h, como eu disse, quanto mais tempo, mais gostoso fica. Enquanto estiver no fogo mexa esporadicamente e se o molho começar a secar ou ficar muito grosso acrescente um pouquinho de água.

Antes de servir acrescento o resto das folhas de manjericão e pronto, é só servir com a sua massa preferida.

No Comments

Meu nome é Angélica, mas podem me chamar de Gelly, sou paulistana e atualmente estou morando em San Diego na Califórnia. Aqui no blog vocês encontram uma extensão do conteúdo no @tipsbygelly ou seja, sugestões de restaurantes, receitas e muitas dicas de viagem, principalmente pelos Estados Unidos!

Previous Post
10 de setembro de 2018
Next Post
10 de setembro de 2018

No Comments

Leave a Reply