Massas e risotos Prato Principal Receitas

#GELLYNACOZINHA – GNOCCHI DE BATATA DOCE

Esse final de semana eu estava inspirada pra cozinhar, olhei as batatas doce que estavam há um tempo na dispensa e pensei: elas vão virar um delicioso gnocchi de batata doce!!

A receita é simples, mas diferente da clássica que só leva farinha e ovo, essa leva um pouco de ricota e o resultado é um gnocchi mais levinho.

Eu usei a batata doce laranja, que é a mais encontrada aqui nos Estados Unidos, mas da pra fazer tranquilamente com a batata doce brasileira tradicional ou mesmo com a roxa (vai ficar linda).

Tenta em mente que a quantidade de farinha necessária pode ser maior ou menor que a da receita, então sempre tenha mais de reserva, a ricota ou a batata podem ter mais líquido que o esperado e pode ser que seja necessário adicionar mais farinha, Vá sentindo a massa, se ela ainda estiver muito grudenta é porque não está boa.

Outra observação é que não se deve trabalhar muito a massa, não é necessário ficar sovando, apenas misture tudo até a massa ficar com aspecto homogêneo e não grudar nas mãos, assim você saberá quando ela estiver pronta.

ENCONTRE MAIS RECEITAS DO BLOG, AQUI!
APRENDA A FAZER UM GNOCCHI DE BATATA DOCE ROXA COM COGUMELOS E CHANCLICHE.

GNOCCHI DE BATATA DOCE

INGREDIENTES PARA DUAS PESSOAS
  • 2 batatas doce grandes
  • 1/2 xícara de ricota
  • 1 ovo
  • De 4 a 6 xícaras de farinha de trigo e mais para trabalhar a massa
  • 1 colher de sobremesa de sal
MODO DE PREPARO

Comece cozinhando as batatas, eu usei o microondas por ser mais rápido, mas você também pode fazer no forno. Só não cozinhe em água, senão você vai precisar usar mais farinha e o resultado pode ser um gnocchi muito massudo.

Use um garfo para fazer alguns furos na batata e a leve ao microondas. O tempo vai depender do tamanho da batata e da potencia do microondas, aqui em casa deixei primeiro 5 minutos, virei, depois deixei mais 5 e como ainda não estava deixei mais 3. Para saber quando a batata estiver cozida, espete o garfo, ela deve atravessa-la bem facilmente.

Corte a batata no meio e deixe esfriar. Retire da casca com a ajuda de uma colher e coloque em um refratário grande.

Acrescente os outros ingredientes e misture bem. Quando a massa estiver mais uniforme (ainda estará bem grudenta), passe para uma bancada enfarinhada e a trabalhe mais um pouco, até que ela fique com um aspecto mais liso.

Divida a massa em 6 pedaços e enrole, formando grandes minhocas. Então é só cortar o gnocchi.

Você pode cozinhar dessa maneira ou se desejar, pode modela-lo com um garfo. Basta girar as bolinhas na parte de trás de um garfo, assim ele fica com pequenas ranhuras que seguram mais o molho.

Cozinhe o gnocchi em uma grande panela com água fervente e sal. A massa leva pouco mais de um minuto para cozinhar, ele estará pronto quando subir até a superfície da panela, aí é só ir retirando conforme eles forem subindo, com uma escumadeira.

Para preservar o sabor da batata doce sugiro servir com um molho mais leve, dessa vez fiz uma manteiga aromatizada com sálvia e uma fonduta bem simples de queijo parmesão.

 

 

No Comments

Meu nome é Angélica, mas podem me chamar de Gelly, sou paulistana e atualmente estou morando em San Diego na Califórnia. Aqui no blog vocês encontram uma extensão do conteúdo no @tipsbygelly ou seja, sugestões de restaurantes, receitas e muitas dicas de viagem, principalmente pelos Estados Unidos!

Previous Post
17 de outubro de 2018
Next Post
17 de outubro de 2018

No Comments

Leave a Reply