Receitas

CHÁ DE LINGERIE 50 TONS DE CINZA PARTE II – AS RECEITAS

Bom dia gente! Semana passada fiquei devendo para vocês a parte dois do post sobre o chá de lingerie Cinquenta Tons de Cinza, estava numa correria tão grande por causa do bazar da Chez Bijoux, que não consegui escrever! Mas, como promessa é dívida, aqui esta ele!

Como contei para vocês resolvi fazer três tipos de biscoito (baunílha, gengibre e chocolate) e dois de cupcakes (red velvet e chocolate com baunílha), as receitas dos biscoitos eu peguei na internet  e dei uma adaptada e dos cupcakes peguei do livro “Fazendo Cupcakes com Lola”, que trás as receitas da minha cupcakeria preferida em Londres. Preparei tudo um dia antes para facilitar, mantive os biscoitos em um pote fechado e os cupcakes fora da geladeira, no dia foi só transportar e arrumar na mesa. Mas vamos as receitas, começando pelos cupcakes!

CUPCAKE ACHOCOLATADO LOLA’S
Rende 12 cupcakes grandes

Ingredientes massa
-100g de chocolate meio amargo picado
-175g de manteiga em cubos (temperatura ambiente)
-225g de açúcar
-4 ovos
-100g de farinha de trigo com fermento
-2 1/2 colheres de cacau em pó
-1 pitada de sal

Ingredientes cobertura amanteigada de baunilha
-120g de manteiga em cubos (temperatura ambiente)
-500g de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de extrato de baunilha natural
1 colher se sopa de leite

Modo de preparo massa
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Derreta a manteiga e o chocolate em banho maria até que a mistura fique homogênea e brilhante. Retire do fogo, acrescente o açúcar e deixe esfriar por 10 minutos.
Passado os 10 minutos bata com a batedeira por 3 minutos. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo 10 segundo entre cada adição. Peneire a farinha, o cacau e o sal sobre a tigela e bata até misturar.
Divida a massa entre as forminhas e asse no forno pré-aquecido de 20 a 25 minutos, até que eles tenham crescido  e que um palio enfiado no centro de um deles saia limpo.
Retire do forno e deixe esfriar totalmente antes de decorar.

Modo de preparo cobertura
Enquanto os cupcakes esfriam, bata em uma tigela a manteiga até que ela se torne um creme bem leve e homogêneo. Peneire metade do açúcar de confeiteiro sobre a tigela, batendo até misturar. Junte o restante do açúcar e bata até misturar. Acrescente a baunilha. Aos poucos, adicione o leite e quando estiver misturado bata de 3 a 5 minutos em velocidade alta.

Depois de pronta separei a cobertura em dois potinhos diferentes e adicionei quantidades diferentes de corante preto para obter dois tons de cinza. Então coloquei no saco de confeiteiro com o bico pitanga e decorei os bolinhos. Caso você não tenha saco de confeiteiro a cobertura pode ser espalhada sobre os bolos com uma espátula ou colher.

LOLA’S RED VELVET CUPCAKE





Ingredientes massa
200g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento  em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de soja
1 colher de sopa de cacau em pó
1 pitada de sal
100g de manteiga sem sal cortada em cubos (temperatura ambiente)
175g de açucar
1 ovo batido
2 colheres de chá de corante alimentício em pasta vermelho
25g de chocolate meio amargo derretido
2 colheres de sopa de óleo de girassol
1 colher de chá de vinagre de vinho branco
1/2 colher de chá de extrato de baunilha natural
120ml de creme de leite leve

Ingredientes da cobertura de cream cheese
65g de manteiga sem sal cortada em cubos (temperatura ambiente)
250g de cream cheese
185g de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo massa
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Numa tigela peneire juntas a farinha, o fermento, o bicarbonato, o cacau e o sal. Em outra vasilha, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme pálido e fofo. Interrompa o processo de vez em quando para raspar a lateral da vasilha com uma espátula de borracha. Junto o ovo e misture bem. Aos poucos, acrescente o corante. Adicione o chocolate, o óleo, o vinagre e a baunilha, sem parar de bater. Delicadamente, junte metade dos ingredientes secos e misture com uma colher grande de metal. Acrescente metade do creme de leite, repita com os ingredientes secos e o creme de leite restante.
Divida a massa entre as forminhas e leve ao forno de 20 a 25 minutos.

Modo de preparo cobertura de cream chesse
Numa tigela, bata a manteiga na batedeira até obter um creme bem leve e homogêneo. Adicione o cream cheese e bata em velocidade baixa por 2  minutos. Aos poucos, peneire o açúcar sobre a mistura, batendo por 2 a 3 minutos ou até misturar bem. leve a geladeira por 45 minutos, até que esteja firme o suficiente.
Coloque a cobertura no saco de confeiteiro com o bico pitanga e então enfeite os bolinhos.

BISCOITOS DE BAUNILHA





Ingredientes
100 g de manteiga em temperatura ambiente
350 kg de farinha de trigo
2 ovos
1 colher (chá) de fermento em pó
Gotas de essência de baunilha
150g de açúcar
Opcional: Açúcar cristal e Canela em pó para polvilhar por cima dos biscoitos 
Ou se preferir use apenas a cobertura de glacê depois de pronto


Modo de Preparo


Coloque todos os ingredientes numa tigela. Começando pela farinha e depois o restante dos ingredientes, vá misturando aos poucos com as mãos até agregar bem. Transfira para uma superfície lisa devidamente enfarinhada, polvilhe mais um pouco de farinha de trigo por cima da bola de massa e sove delicadamente até que ela fique com uma boa consistência e lisinha, nem muito mole e nem firme demais. 
Separe um pouco da massa e abra com o rolo. A espessura da massa vai depender do seu gosto. Com a massa bem fininha os biscoitos ficaram crocantes e durinhos. Massa mais espessa os biscoitos ficaram macios. Recorte a massa com os cortadores de sua preferência. Arrume-os na forma deixando um espaço de 5 cm entre cada um. Não precisa untar a fôrma uma vez que a massa leva bastante manteiga e isso evita que os biscoitos grudem na superfície da mesma. Se preferir polvilhe com açúcar cristal e canela por cima e leve para assar em forno médio, até dourar. 

BISCOITOS DE GENGIBRE





Siga a receita a cima da mesma maneira, na hora de misturar os ingredientes adicione um pedaço do tamanho da ponta de um dedão de gengibre ralado e canela a gosto. Siga os próximos passos da mesma maneira.

BISCOITOS DE CHOCOLATE





Ingredientes

1 1/2 xícaras de farinha de trigo, além de mais para sovar e cortar a massa
 3/4 de xícara de cacau em pó 
1/2 colher de chá de sal
3/4 xícara de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
1 ovo grande

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em uma tigela média, misture a farinha, o cacau, o sal e reserve.
Em uma tigela grande, com uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme e acrescente o  ovo. Em velocidade baixa, adicione farinha a mistura. Divida a massa ao meio e forme em 2 discos. Enrole em filme plástico e leve a geladeira por no mínimo 45 minutos e até 2 dias.
Abra a massa em uma superfície coberta de farinha, se a massa se tornar muito mole para trabalhar volte para a geladeira por alguns minutos. Corte os biscoitos com o cortador desejado e coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao forno por 10 a 15 minutos até que eles estejam levemente dourados.

Glacê Real
Usei glace pronto para confeitar, vocês encontram em lojas especializadas em doces, preparei conforme manda a embalagem e o resultado é uma pasta muito dura. Amoleci com água mas passou do ponto, então recorri a internet e descobri o segredo para confeitar biscoitos, a regra dos 10 segundos!
É bem simples, vá colocando água aos poucos, muito pouco mesmo de cada vez, e mexa até que ela seja incorporada, você vai saber que está no ponto quando vocês atravessar o glacê com uma faca e demorar 10 segundo até que ele volte para o lugar. Vendo é mais fácil de entender. rs!

Depois é só colocar o corante desejado e colocar no saco de confeiteiro com o bico fino. Confesso que no começo sofri para conseguir confeitar os biscoitos, mas depois de mais uma pesquisa no You Tube descobri a técnica: faça primeiro o contorno do biscoito, para isso manteira o saco longe do biscoito, o glacê vai fazer uma espécie de fio e você vai direcionando para a direção que você quer, assim, quando ele toca o biscoito fica retinho. Depois é só preencher o contorno com o glacê e balançar para ele assentar.
Mais um vídeo para ajudar vocês!

Depois que você pega o jeito fica bem mais simples do que parece!

Como era um chá de lingerie escolhi cortadores em forma de lingerie, então preenchi a primeira camada com cor e depois, com outra cor, fiz os detalhes. Tirei algumas fotos pra vocês verem.

É isso gente, vou falar que tudo ficou uma delícia, mas que os meus preferidos, sem dúvidas, foram os cookies de gengibre e o cupcake red velvet, não deixem de fazer!!

E para quem não viu a primeira parte desse post, com a decoração, é só clicar aqui!

5 Comments
Previous Post
14 de dezembro de 2012
Next Post
14 de dezembro de 2012

5 Comments

  • Flá Romano

    Olá Déia, tudo bom?
    Seu blog é lindíssimo…
    Amei o post, ótimas dicas para um chá! Ameiiii os cupcakes!
    Roubei uma fotinha sua, mas coloquei crédito… Vai lah no meu bloguinho para ver…
    Espero sua visita… Brigadinha!
    Bjos =]
    morenanude.blogspot.com.br

    • gelly

      Oi Flá!
      Meu nome é Angélica, não Andréia! rs
      Adorei o post!! Brigada viu!
      Beijão

  • Fimdetarde

    Ameiiiiiiii a ideiaaaa!!!!!;)
    beijos,
    fimdetarde.com

  • adamaria

    Adorei seu blog.!!

  • CHÁ DE LINGERIE CINQUENTA TONS DE CINZA - TIPS BY GELLY

    […] Para ver  parte 2, com as receitas, é só entrar aqui! […]

Leave a Reply