Gastronomia Peixes e Frutos do Mar Receitas

RECEITA – MOQUECA BAIANA DE PEIXE E CAMARÃO

Aprenda a preparar uma deliciosa moqueca baiana de peixe e camarão!

Recentemente me bateu uma vontade de comer uma bela moqueca baiana de peixe e camarão – o camarão é muito barato aqui na Califórnia e como eu amo, sempre fico pensando em receitas pra fazer com ele. A princípio achei que seria difícil achar os ingredientes por aqui, mas pedi um azeite de dendê pela Amazon e achei o resto no mercado com a maior facilidade! Procurei algumas receitas pela internet, mas resolvi preparar a minha maneira e olha, ficou linda e deliciosa! Então aqui vai a minha receita de moqueca baiana de peixe e camarão para 2 pessoas.

 

 

Ingredientes:

-400g de camarões limpos (reserve as cascas)

-2 filés grandes de peixe branco cortados em pedaços de uns 3 dedos mais ou menos

-1 pimentão vermelho sem sementes e cortado em rodelas

-1 cebola grande cortada em rodelas -3 tomates sem caroços e em rodelas

-coentro a gosto

-4 colheres de azeite de dendê

-1 garrafinha de leite de coco

-2 colheres de óleo

-sal

-pimenta dedo de moça a gosto

– suco de um limão

Modo de preparo:
Tempere o peixe e o camarão com sal e o suco de limão e reserve.

Em uma panela pequena refogue as cascas dos camarões com um pouco de óleo até que elas fiquem avermelhadas, cubra com água e deixe ferver até formar um caldo (uns 10 min).

Enquanto isso aqueça o óleo e metade do dendê em uma frigideira grande ou numa panela de barro e refogue metade da cebola, do pimentão, do coentro, dos tomates e a pimenta por uns 5 minutos.

Então coe o caldo dos camarões, cubra esse refogado com ele e deixe cozinhar até que o caldo reduza bem.

Depois é só acrescentar o peixe, a cebola, os tomates e os pimentões em camadas, despejar o leite de coco e deixar cozinhar em fogo alto, sem tampa por 10 minutos.

Por fim acrescente os camarões, o resto do dendê e mais coentro, se desejar, e cozinhe por mais 7 minutos ou até que os camarões estejam cozidos.
Se desejar pegue um pouco do caldo e misture com farinha de mandioca para fazer um pirão e então, sirva com arroz branco e farofa de dendê.

Mais receitas do Tips by Gelly.

Veja mais receitas com frutos do mar no Tips by Gelly.
Descubra restaurantes no Tips by Gelly

 

 

 

No Comments

Meu nome é Angélica, mas podem me chamar de Gelly, sou paulistana e atualmente estou morando em San Diego na Califórnia. Aqui no blog vocês encontram uma extensão do conteúdo no @tipsbygelly ou seja, sugestões de restaurantes, receitas e muitas dicas de viagem, principalmente pelos Estados Unidos!

Previous Post
19 de junho de 2018
Next Post
19 de junho de 2018

No Comments

Leave a Reply